Octavio de Castro Moreno Filho conhecido artisticamente como Tatti Moreno, morreu nesta quarta-feira (13), em Salvador. Informações iniciais são de que o escultor brasileiro e artista plástico, de 77 anos, morreu em Salvador.
Ainda não há informações sobre as causas da morte. O velório está previsto para 11h30 de quinta-feira (14), no cemitério Jardim da Saudade. O artista e escultor tinha três filhos.
Autor das esculturas de orixás flutuantes do Dique do Tororó, em Salvador, Tatti, que é soteropolitano, também é responsável por diversas obras ao redor do país como no Lago Paranoá, em Brasília, e nos jardins da estação Tucuruvi, em São Paulo.
Esculturas de Jorge Amado e Zélia Gattai, que estão expostas no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, amanheceram nesta terça-feira (31) com duas máscaras cirúrgicas. — Foto: André Uzêda / TV Bahia
Além dos orixás do Dique, Tatti homenageou o escritor baiano Jorge Amado e a mulher Zélia Gattai com um escultura em bronze, que fica na praça de Santana, localizada no bairro do Rio Vermelho, onde os escritores moravam em Salvador. A obra celebrou o centenário de Jorge Amado foi feita em tamanho real.
O artista estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e suas criações são modeladas em argila, repassadas para o gesso e a madeira. Além disso, são fundidas em resina de poliéster, encaixadas e banhadas com verniz e resina.