20 de abril de 2024
  • :
  • :

Bahia vai ganhar primeira Big Band de Jazz a partir de quinta

Bahia vai ganhar primeira Big Band de Jazz a partir de quinta

Uma big band de jazz made in Bahia. Essa é a proposta da Jazz Big Band Bahia, projeto que será lançado na próxima quinta-feira, dia 28 de julho, às 19h no Jazz na Avenida, na Boca do Rio, em Salvador. Encabeçada pelos músicos Bruno Nery e Laurent Rivemales a banda, que teve seu lançamento adiado em virtude da pandemia, traz uma formação inédita para a Bahia com a reunião de 17 músicos solistas de sopros e base.

Uma Big Band consiste, basicamente, em 4 naipes de instrumentos: 5 saxofones (2 saxofones altos – 2 saxofones tenores e 1 saxofone barítono), 4 trombones, 4 trompetes, e a ‘cozinha’, como é denominada em uma Big Band o naipe que executa predominantemente a base harmônica do grupo (formado por guitarra, bateria, contrabaixo e piano). Esse tipo de formação foi muito popular entre os anos 20 e 50 do séc. XX, período conhecido como a Era do Swing nos Estados Unidos, sendo uma das formações musicais de referência para artistas de jazz.

Famoso por sua programação e tradicional jam-session das sextas e sábados, o Jazz na Avenida abrirá ocasionalmente às quintas-feiras para projetos especiais, como é o caso desse lançamento histórico.

A proposta parte da experiência que Bruno Nery traz como trombonista há 1 ano na Amazonia Jazz Band, em Belém do Pará: “muitos estados têm essas formações de big band profissionais, mas aqui na Bahia muitas são nomeadas Big Band por serem bandas grandes, e não como estilo de componentes em sua formação” – diz ele. As músicas tocadas pelas Big Bands possuem, geralmente, arranjos mais elaborados, onde os solos e improvisações são executados em momentos determinados no arranjo. “Quem for assistir a essa estreia no dia 28, sem dúvida irá se deliciar com um show vibrante que mostra toda a potência da nossa musicalidade em comunicação com o resto do mundo”- afirma Bruno.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *