29 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador Social promove capacitação de auditores e gestores do TCM e CGM

Salvador Social promove capacitação de auditores e gestores do TCM e CGM

Trinta auditores e controladores do Tribunal de Contas do Município (TCM) e da Controladoria Geral do Município (CGM) passam por capacitação, promovida pelo projeto Salvador Social. O curso tem como objetivo promover conhecimento aos servidores para a qualificação dos processos e dos serviços públicos prestados, além de ser um elemento central para a evolução funcional nas carreiras públicas, incluindo as carreiras dos Tribunais de Contas.

“O avanço de conhecimento na área de novas tecnologias e aplicação de sistemas de informação ao setor público, bem como os novos modelos de auditoria de resultados, demandam o desenvolvimento de competências para a gestão eficaz, transparente e compartilhada das políticas públicas. E isto é fundamental no acompanhamento de projetos com organismos multilaterais, como o Salvador Social”, explica o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira.

O curso tem como espinha dorsal as auditorias de contas e operacional, além da Inovação no Setor Público. A Ciência da Administração é tomada como a base para a qualificação do setor público e é a partir dela que se desenha todo o conteúdo programático sobre o ciclo das políticas públicas, seu acompanhamento e a sua avaliação.

Os servidores capacitados terão a função de multiplicadores dentro da Administração Pública e de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o período da Especialização. O curso integra o componente de fortalecimento institucional previsto no projeto Salvador Social, com recursos destinados a estes órgãos de fiscalização.

Programa – Iniciativa de impacto social da gestão municipal para modernizar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social da história da cidade, o Salvador Social é um investimento de 250 milhões de dólares, financiado pelo Banco Mundial. Está integrado ao Plano Estratégico de Salvador, com a implementação de ações estratégicas do município para aprimorar a prestação de serviços sociais, com ênfase em melhorias na eficiência do sistema de Saúde, na qualidade da Educação e na efetividade da Proteção Social.

O projeto conta com dois componentes. O primeiro é fornecer apoio à implementação das principais ações estratégicas do município nos três setores sociais: Saúde, Educação e Promoção Social. O segundo visa prestar assistência técnica às secretarias municipais responsáveis pelo cumprimento das metas acordadas e à Casa Civil, na coordenação e liderança da política e gestão transversais da administração municipal.

Coordenado pela Casa Civil, com o apoio das Unidades de Gerenciamento de Projeto (UGP), o Salvador Social é executado pelas secretarias da Saúde (SMS), da Educação (Smed), e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

Foto: Divulgação/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *