20 de abril de 2024
  • :
  • :

General Marcelo Guedon recebe Título de Cidadão Soteropolitano

General Marcelo Guedon recebe Título de Cidadão Soteropolitano

A Câmara Municipal de Salvador homenageou, na noite desta quinta-feira (4) o general Marcelo Arantes Guedon, comandante da 6ª Região Militar – Região Cantuária, com o Título de Cidadão da Cidade de Salvador. A honraria foi concedida pelo vereador Téo Senna (PSDB), no Plenário Cosme de Farias. O general é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Em seu discurso, Téo Senna ressaltou o merecimento do título pela brilhante trajetória do homenageado. “O simbolismo que existe com a concessão desta honraria se adequa perfeitamente a todas as realizações que já foram cumpridas ao longo dos anos por Guedon. Por conta disto, nós, como representantes do poder público, estamos aqui hoje para demonstrar o quanto reconhecemos e valorizamos patriotas como Marcelo Guedon, intelectual da carreira militar e um oficial prodigioso de extenso conteúdo”, destacou.

O homenageado, por sua vez, mostrou a sua honra e gratidão pelo reconhecimento da Casa Legislativa ao seu trabalho e de todos que se dedicam ao Exército. “Externo a minha convicção que este título representa o trabalho desenvolvido por homens e mulheres do Exército Brasileiro que, servindo em diversos quartéis dessa histórica cidade do Salvador, projetam a imagem positiva da Força Terrestre junto à população soteropolitana”, destacou o General Guedon.

Ao enaltecer Salvador e os caminhos que o trouxeram até aqui, o homenageado citou os desafios da vida militar e os preceitos rígidos de hierarquia e disciplina, com as constantes necessidades de mudanças e adaptações. Na oportunidade, agradeceu a honraria ao vereador Téo Senna. “O senhor tem demonstrado em inúmeras ações o apreço por nossas Forças Armadas e, em particular, pela 6ª Região Militar. Que nossas parcerias com essa tradicional Casa Legislativa sigam prosperando, possibilitando às nossas instituições seguir servindo melhor à cidade do Salvador, à Bahia e ao nosso Brasil”, agradeceu Guedon.

Trajetória

Marcelo Guedon incorporou às fileiras do Exército em 16 de fevereiro de 1982, no NPOR – 32º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante a Oficial da arma de Engenharia em 12 de dezembro de 1988, sendo classificado no 4º Batalhão de Engenharia de Combate, em Itajubá, Minas Gerais. Desempenhou as funções de Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ambas no Rio de Janeiro.

Como Oficial-Superior, foi Oficial de Estado Maior do 1º Grupamento de Engenharia em João Pessoa, na Paraíba; comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Construção, em Teresina, no Piauí; comandante do Destacamento Guarulhos, em São Paulo; e comandante do 3º Grupamento de Engenharia em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Além de todo esse currículo, ele assumiu e representou notáveis títulos, assim como as funções de Assessor da Cooperação Militar Brasileira, no Paraguai, e Supervisor de Desminagem na Missão de Assistência para Remoção de Minas na América Central.

Como oficial general, foi chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Nordeste; comandante do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, na Paraíba; diretor de Obras Militares e diretor de Obras de Cooperação em Brasília; no Distrito Federal.

“Como podemos perceber, Marcelo Guedon contribuiu vigorosamente para a segurança nacional durante toda a sua carreira. Em Salvador, podemos ter a certeza de que ele continua exercendo e realizando um trabalho imprescindível e de acentuada relevância, sobretudo para a preservação da segurança coletiva e a valoração da Carreira Militar”, destacou Téo Senna.

Mesa

Participaram da mesa solene o general de Exército José Elito Carvalho Siqueira, antigo Ministro-Chefe de Segurança Institucional da Presidência da República; o vice-almirante Humberto Caldas Siqueira Júnior, comandante do 2º Distrito Naval; o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, representando Nilson Castelo Branco, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA); o coronel da Polícia Militar Maurício Costa, chefe da Casa Militar do Governo da Bahia; o coronel-aviador Marcello Borges da Costa, comandante da Base Aérea de Salvador; o coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Roberto Franklin; Joaci Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); e o vereador Sandro Bahiense (PP).

Fonte: CMS/SECOM




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *