28 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador sediará um dos maiores salões náuticos do mundo em 2023

Salvador sediará um dos maiores salões náuticos do mundo em 2023

Considerado um dos maiores salões náuticos do mundo, o Grand Pavois acontecerá na capital baiana entre os dias 15 a 20 de agosto de 2023. O termo de compromisso para realização do evento foi assinado nesta quinta-feira (11), em solenidade no Palácio Thomé de Souza, no Centro, com as presenças do prefeito Bruno Reis, da titular da Secult, Andrea Mendonça, do diretor do Salão Grand Pavois, Christopher Vieux, entre outros representantes do segmento turístico e náutico baiano.

Batizado de Salão Náutico de Salvador com Grand Pavois, a exposição trará oportunidades para quem deseja trocar ou comprar embarcações dos mais variados portes, assim como para conhecer as novidades e tecnologias, veículos de renomados estaleiros nacionais, motores, acessórios e ainda ficar por dentro das novidades em serviços náuticos.

A iniciativa faz parte dos esforços da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) para estimular o turismo e economia náutica na cidade. A estrutura será montada na Bahia Marina, no Comércio, com exposições de barcos, equipamentos e diversas atividades relacionadas ao setor.

“Salvador tem grande potencial turístico e possui uma baía maravilhosa, mas que está subutilizada. Essa parceria com o Grand Pavois vai permitir consolidarmos ainda mais nosso calendário de eventos, além de ser uma grande oportunidade para atrair milhares de visitantes e estimular o setor náutico”, destacou Bruno Reis.

Ele lembrou que a Prefeitura instalou um comitê voltado para o segmento, cuja função é debater estratégias e ações que devem ser adotadas para melhoria da infraestrutura náutica da cidade. Dentre as iniciativas estão a instalação de rampas, píeres e áreas para novas marinas.

Atividades – Além de exposição de embarcações e equipamentos, o Salão Náutico de Salvador com Grand Pavois trará conteúdos sobre a arqueologia subaquática e etnografia do mar, com trilhas interpretativas que revelarão muitas das histórias esquecidas no fundo da Baía de Todos-os-Santos. Inclusive, serão montados pavilhões destinados a diferentes temas do universo náutico, desde destinos com potenciais turísticos até gastronomia.

O salão náutico também será palco de palestras e fóruns dentro da temática do segmento, tratando assuntos relacionados a toda cadeia da economia do mar, sustentabilidade, pesca, turismo de mergulho e esportes aquáticos. Toda a programação do espaço ficará a cargo da AZ Produções.

Responsável pela organização do Grand Pavois na França, Christopher Vieux conta que identificou na capital baiana diversas virtudes que podem ser aproveitadas desde quando visitou a cidade pela primeira vez, há 25 anos. “Faz tempo que conheço Salvador e a Baía de Todos-os-Santos e sempre imaginei que aqui poderia receber um grande salão náutico. A ideia é que daqui a cinco anos esse evento cresça aqui na cidade e seja o maior do Brasil”, disse Vieux.

O projeto para o salão náutico no próximo ano, acrescentou, é reunir entre 50 a 60 barcos em exposição num espaço de 4 mil m² na Bahia Marina.

Potencial – A organização da Grand Pavois possui sede na França. Fora do país europeu, o salão náutico ocorreu em Hong Kong e na China e, em 2023, chegou a vez de Salvador.

O mercado náutico brasileiro movimenta, anualmente, bilhões de reais, que envolvem setores como indústria e turismo gerando empregos direto e indiretamente, além de comércio exterior com importação de insumos, equipamentos e exportação de barcos.

Com o aumento de pessoas interessadas em barcos, jet skis e veleiros, o Salão Náutico de Salvador com Grand Pavois é uma oportunidade de mostrar as transformações ocorridas nos últimos anos em tecnologias náuticas, bem como o que há de novo nesse setor. Neste cenário, a proposta é conseguir atrair investidores na área náutica para se estabelecerem na capital baiana.

“Esse evento será um divisor de águas para que, daqui para frente, retomemos nosso protagonismo na área através da atração de tecnologia. Haverá um monte de novidades como o turismo subaquático, que é maravilhoso e poderá ser um polo de atração para Salvador a partir dos naufrágios que estão catalogados na Baía de Todos-os-Santos”, frisou a secretária Andrea Mendonça.

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *