29 de março de 2024
  • :
  • :

Programa Bairro Novo leva desenvolvimento urbano ao Miolo e ao Subúrbio de Salvador

Programa Bairro Novo leva desenvolvimento urbano ao Miolo e ao Subúrbio de Salvador

Uma nova iniciativa da Prefeitura chega para promover mais qualidade de vida à população que vive em localidades que possuem carências urbanísticas e baixo índice de desenvolvimento. O prefeito Bruno Reis anunciou, nesta segunda-feira (15), o lançamento do programa Bairro Novo, que beneficiará as regiões do Miolo e Subúrbio de Salvador com obras de infraestrutura, ações de manutenção e melhoria nas condições de habitação.

Durante a entrega das melhorias, o prefeito ressaltou que a intenção do Bairro Novo é melhorar de vez a vida dos moradores das comunidades de Salvador. Especificamente no Vale dos Lagos, foram realizadas ações de recapeamento asfáltico, pavimentação, drenagem, contenção, muretas de alvenaria, tampas de acessibilidade, recuperação de campos e quadrado, praças e serviços de pintura, instalação de placas de orientação e sinalização, limpeza e tapa-buracos.

“Para quem mora aqui, é uma maravilha encontrar o bairro todo organizado e acessível, pois, ao mudar a cidade, mudamos junto a vida das pessoas. Com isso, ganha toda a comunidade. E isso vale para todos os bairros que estão com obras do Bairro Novo em andamento: Rio Sena, Ilha Amarela, Itacaranha, Terezinha e Plataforma, que também ganharão este conjunto de intervenções”, ressaltou Bruno Reis.

A ideia do programa é aprofundar as medidas que vêm sendo realizadas pela gestão nos últimos anos, através de uma política de incorporação e integração à vida urbana de grande parte da população que vive situação de vulnerabilidade social. Desse modo, serão selecionados bairros populares e as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) nas regiões do Subúrbio e Miolo.

O Subúrbio, por exemplo, abriga 26,66% da população da capital baiana e possui como uma das características principais a ocupação informal em encostas e baixadas (áreas de risco). Já a área do Miolo, entre a BR-324 e a Avenida Luís Viana Filho (Paralela), possui predominância de assentamentos informais e que demandam ações integradas de saneamento básico, sistema de drenagem, melhoria do viário e mobiliário urbano.

*Vale dos Lagos* – O ponto de partida do programa Bairro Novo foi o Vale dos Lagos. As intervenções por lá tiveram investimento de R$7,2 milhões e alcançou os principais logradouros públicos da área, como Estrada da Muriçoca, Rua Mata Atlântica I, Rua 10 de Dezembro, Rua Jornalista Maria D’Ajuda Medeiros, Rua Jornalista Regina Célia Santana Dias e Rua Professor Milton Santos – Alameda Oscar Cruz.

Para o motorista de aplicativo Jorge Luis de Abreu, de 58 anos, e morador da comunidade do Vale dos Lagos há mais de uma década, a repaginação feita pela Prefeitura mudou a cara da localidade. “Agora está tudo bonito, trabalho muito bem feito, porque antes era precária a situação. Mudou demais a infraestrutura das ruas, sem buracos, com campos e ruas de cara nova.

Nesses trechos foram executados serviços de pavimentação, meio-fio, contenção, drenagem, construção de muretas, muros e rampas de acesso. Além disso, uma geomanta de 652 m² de área foi aplicada na encosta da Alameda Oscar Cruz. A proteção deu mais tranquilidade e segurança aos moradores evitando que futuros deslizamentos de terra ocorram em períodos de chuva.

*Esporte e lazer* – As novidades não param por aí. Dois espaços públicos foram construídos no bairro e hoje estimulam o lazer e o convívio social. As novas praças Vila São Francisco e a da Rua 10 de Dezembro/Alameda Oscar Cruz contam com academias de saúde, parque infantil e diversos atrativos que podem ser aproveitados por crianças e adultos.

Os campos de futebol da Rua Mata Atlântica I e da Rua Jornalista Regina Célia Santana Dias, assim como as quadras poliesportivas do Condomínio Limeira I e da Rua Milton Santos foram completamente recuperados.

*Iluminação* – Toda a iluminação pública do Vale dos Lagos foi modernizada após a colocação de 462 pontos de LED em 38 logradouros. As praças, campos e quadras da região também estão mais iluminados e aptos para atividades esportivas noturnas. Nesses locais foram implantados 35 pontos de luz, 50 projetores e 18 postes de fibra.

*Trânsito* – Já as sinalizações de trânsito horizontal e vertical foram reforçadas nas principais vias do Vale dos Lagos, a exemplos da Estrada da Muriçoca e em ruas como a Jornalista Luís Eduardo Lobo e Jornalista Regina Célia Santana Dias.

Foram realizadas pinturas e feitos reforços em redutores de velocidade, delimitações de vagas de estacionamento e faixas demarcatórias. Também foram implantadas placas de proibição de estacionar e de parar, bem como equipamentos informando sobre rotatória e pontos de ônibus.

*Limpeza e paisagismo* – As ações de limpeza em toda a localidade foram intensificadas após a conclusão de serviços de roçagem mecanizada, capinação, gancheamento, sacheamento, varrição e coleta de resíduos. O paisagismo, por sua vez, foi valorizado com a implementação de vasos com plantas em determinados trechos.

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *