Na última quarta-feira (17), a fintech CashPago apresentou, no evento Viva Cairu: Turismo, Futuro e Desenvolvimento, os resultados obtidos pela implantação da TUPA – Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA), e da solução digital VivaCairu, implantada no município em novembro de 2021, que nasceu para desburocratizar processos e facilitar a vida de todos que transitam pela localidade, garantindo qualidade e segurança a prestadores de serviço, gestores do município de Cairu e turistas.
Os resultados refletem as ações construídas ao longo de dez meses de atuação da CashPago na região. Além disso, a apresentação mostrou o impacto econômico para a região, e como a aplicação aumentou a arrecadação do município e gerou benefício de apoio aos visitantes. Na oportunidade, também foram apresentadas as novidades que a solução trará para o turismo local nos próximos anos.
O encontro, realizado no salão de convenções da Pousada Patuá, em Morro de São Paulo, contou a palestra de abertura de Débora Vieira Barboza, do Ministério do Turismo, grande parceiro da CashPago no fomento às atividades em cidades com potencial turístico. Em seguida, Waldney Oliveira, sócio-fundador da CashPago, ao lado do Secretário de Turismo de Cairu, Cláudio Brito, mostrou os investimentos da empresa na TUPA, e os números positivos que a digitalização trouxe ao município de Cairu. O empresário também apresentou oficialmente todos os serviços do VivaCairu e a avaliação da plataforma. Estiveram presentes na apresentação o secretário de Governo, Igor Gomes; o presidente da Câmara de Vereadores de Cairu, Diego Meirelles, e o secretário de Tributos, Carlos Alberto Madureira.
De acordo com Waldney, o município está envolvido com o desenvolvimento do turismo e eles contam com o apoio e envolvimento da Prefeitura Municipal de Cairu. “A chegada da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA), ajudou na revitalização das praias e em mais de 316 mil acessos a Morro de São Paulo. A gente tem um trabalho a se desenvolver pelo potencial”. Em avaliação feita, o app é acessado por 56% mulheres e 44% homens, nas faixas etárias predominantes de 31 a 50 anos, com 51% do público. Além disso, 64% das visitas ao arquipélago vem de pessoas da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Distrito Federal. Deste número, 35% são originários da Bahia.
Neste período, foram cadastradas 36 agências na plataforma, além de 97 vendedores e 315 prestadores. Além disso, 73 equipamentos 4×4 foram registrados, e outros 27 barcos, 189 lanchas e 77 quadriciclos. Mais de 98 mil vouchers emitidos e quase 16 mil trabalhos realizados. A partir de agora, será feito o lançamento da identidade visual dos receptivos, com mapa com os passeios detalhados, e disponibilização do QR code nos equipamentos.
Na solução é possível garantir acesso a passeios na região, agora de forma certificada e controlada, gerando mais confiança e segurança para toda a cadeia do turismo local. O VivaCairu, já figura como um app funcional e também vai atuar na área do entretenimento local onde os ingressos de eventos, shows e apresentações poderão ser adquiridos na plataforma. A partir de agora, o foco do VivaCairu é ir para o segmento de restaurantes e pousadas da região, com implementação em Morro de São Paulo.
VivaCairu – Através do VivaCairu é possível adquirir voucher com agentes credenciados para os passeios turísticos: Volta à Ilha de Cairu; Passeio para as Piscinas e Praia de Moreré; às Piscinas de Garapuá; para as Piscinas da Ponta dos Castelhanos; às Piscinas de Moreré e Bainema; além de passeios de quadriciclo e 4X4 pelas trilhas da região.
A solução tem trazido diversos benefícios para os prestadores de serviços turísticos como organização das informações, maior controle dos serviços prestados, modernização e venda antecipada dos passeios. Auxilia gestores nas tomadas de decisões, melhoria na produtividade e na análise de todo o comportamento das atividades em tempo real.
A validação da solução VivaCairu ocorreu após extensos debates com a comunidade e o poder público. Neste período, dezenas de atividades impactaram o desenvolvimento local, desde a qualificação de mão-de obra, a inclusão tecnológica, e no relacionamento com atores do turismo da cidade.
Voucher Digital VivaCairu – O Voucher Digital VivaCairu tem como objetivo principal o controle e segurança dos turistas que utilizam todos os equipamentos de turismo em Cairu. Nele estão gravados os dados referentes ao passeio escolhido. O Voucher Digital VivaCairu é o documento oficial que garante que o passeio seja realizado por um agente cadastrado, com alvará emitido pelos órgãos de controle e equipamento vistoriado.
CashPago – A CashPago é uma fintech especializada no desenvolvimento de soluções inteligentes, integrando novas tecnologias disruptivas com meios de pagamentos, contas digitais, processos financeiros, vendas online, marketplace e split de pagamento. Com um time altamente qualificado, experiente e inovador, o propósito é entender a necessidade do cliente e criar sistemas personalizados, para gerar valor, impactar a vida das pessoas e fazer diferença a cada entrega. Criada em 2017 pelos empreendedores Cristiano Dubba, Eduardo Castro e Waldney Oliveira, nos últimos dois anos a CashPago direcionou suas atividades para o desenvolvimento de soluções de tecnologia para o turismo brasileiro.
Com as soluções CashPago os turismo tem: Venda de passeios turísticos e ingressos para eventos via app; Embarque de passageiros 100% digital (check-in) via APP; Fiscalização e ordenamento de equipamentos e outros itens via APP; controle de acesso a arquipélagos; Portal da Transparência com números em tempo real; gestão de dados em tempo real; conta digital para todos os atores; modernização; redução de inadimplência; certificação e homologação de processos; gestão sem perdas de recursos; gestão de perfil dos visitantes; controle de valores em tempo real; estímulo ao desenvolvimento cultural; fomento à economia circular; fomento ao turismo; inclusão digital; maior controle da arrecadação municipal (ISS); segurança; redução de longas filas e esperas; previsão de acessos futuros à região.
Foto: Divulgação/Ascom