28 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeitura leva campanhas de imunização contra pólio e multivacinação às escolas

Prefeitura leva campanhas de imunização contra pólio e multivacinação às escolas

Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal das doses que compõem o calendário básico infanto-juvenil em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta terça-feira (6), a estratégia de busca ativa para imunização contra pólio e multivacinação, em escolas da capital. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

No primeiro dia da estratégia, dez instituições de ensino da rede municipal serão contempladas. O lançamento oficial da mobilização acontece a partir das 9h30, na Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cajazeiras X, com a presença dos secretários municipais da Saúde, Decio Martins, e da Educação, Marcelo Oliveira.

De acordo com o titular da SMS, essa é mais uma iniciativa para facilitar o acesso às doses e garantir que o município atinja as metas de coberturas vacinais. “Além da megaestrutura disponibilizada, na rotina das unidades de saúde, a estratégia de busca ativa nas escolas será mais um esforço para ampliar as coberturas vacinais na cidade. Infelizmente, o país vivencia a reintrodução de doenças como o sarampo, por exemplo, por conta das baixas taxas de imunização. Por isso, pais e responsáveis devem manter em dia as vacinas do calendário básico dos nossos jovens”, explicou.

Conforme o secretário da Educação, Marcelo Oliveira, a iniciativa acontecerá durante todo o mês de setembro, para imunizar os estudantes que não tomaram a vacina. “Especialistas têm alertado sobre os riscos da reintrodução da poliomielite no Brasil, em função das baixas taxas de vacinação. Em decorrência desse cenário, é preciso reforçar a campanha. A ideia é aproveitar a presença dos alunos na escola, o que já faz parte da rotina deles”, disse o secretário.

Baixa cobertura – Iniciadas em 8 de agosto, as campanhas contra poliomielite e de multivacinação ainda apresentam baixa adesão na capital baiana. Até o momento, pouco mais de 30 mil crianças menores de cinco anos de idade, que residem no município, compareceram aos postos para se proteger da poliomielite. O número corresponde a apenas 19% dos 152 mil pequenos, que compõem o público alvo na cidade. A meta é imunizar pelo menos 95% da população elegível.

Já na estratégia da multivacinação, cerca de 48 mil jovens menores de 15 anos buscaram os postos, para atualização da caderneta vacinal. A expectativa da SMS é que 497 mil crianças e adolescentes participem da mobilização. “A situação é extremamente preocupante, porque algumas doenças, apesar de eliminadas ou sob controle no país, podem ser reintroduzidas com essas baixas coberturas vacinais”, alerta Doiane Lemos, coordenadora de imunização.

‘Gotinha’- Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral), também conhecida por ser como a ‘vacina da gotinha’ e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação – Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes dessa faixa etária.

Escolas contempladas pela vacinação nesta terça-feira (6):
– CMEI Luís Eduardo Magalhães: Avenida Mário Leal Ferreira, s/n, Cosme de Farias.
– CMEI Lindaura Andrade Mendonça: Rua Direta do Calafate, s/n – Fazenda Grande do Retiro.
– CMEI José Tavares: Rua Limite, 171, IAPI.
– CMEI Pio Bittencourt: Rua Engenheiro Jaime Zaverucha, s/n, Federação.
– CMEI Joaquim Santos: Rua José Felipe Venique, 20, Boca do Rio.
– Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Sussuarana: Avenida Ulysses Guimarães, 12, Sussuarana.
– CMEI Unidos de Castelo Branco: Rua dos Unidos, 4, Castelo Branco.
– CMEI Deputado Lourival Evangelista: Rua Úrsula Catharino, s/n, Plataforma.
– Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cajazeiras X: Rua Ministro Apolônio Sales , Caminho 3, Setor 2, Cajazeiras X.
– Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Periperi: Rua Doutor Almeida, s/n, Periperi.
– Cmei Eloyna Barradas: Rua Clóvis de Almeida Maia, 317, Ribeira.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *