19 de maio de 2024
  • :
  • :

Artigo “A viva alma mais honesta desse País esqueceu sua origem de classe”

Artigo “A viva alma mais honesta desse País esqueceu sua origem de classe”

por José Falcón Lopes

Faltando uma semana para as eleições do dia 02 de outubro, o ex-presidente Lula proferiu numa entrevista ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho do SBT, uma série de ofensas de classe contra o presidente Jair Bolsonaro, seu principal adversário.

Ao criticar o comportamento do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19, Lula acusou seu adversário de cometer atos de estupidez e ser ignorante como um capiau do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade nipo-brasileira de Registro e – para colocar a cereja do bolo – ainda disse que “o bonito” são pessoas educadas e refinadas como ele.

Numa só declaração, Lula ofendeu não só as pessoas de origem humilde do interior do Brasil, mas esqueceu da sua própria origem humilde de nordestino pau-de-arara e operário. Ou a pequena Caetés, onde ele nasceu, lá no sertão de Pernambuco, já virou metrópole mundial?

Me considero também um capiau ignorante do interior, filho da pequena São Félix no Recôncavo Baiano, mas me lembro que no dia 20 de janeiro de 2016, antes de Lula ser preso na Operação Lava Jato, ele se vangloriou numa coletiva para “blogueiros” de ser “a viva alma mais honesta desse País”.

Se minha memória de capiau católico apostólico romano ignorante não falha, ele chegou a dizer que nem dentro da Igreja Católica, nem das Igrejas Evangélicas havia alguém mais honesto do que ele.

Passando a régua, noves fora, o que resta é, politicamente falando, um tiro no coração do PT e talvez, da própria candidatura de um ex-presidente que é ex-presidiário por estar envolvido no maior esquema de corrupção da história deste País, e que tenta levar a eleição no primeiro turno.

A minha torcida é para que no dia 02 de outubro Lula e o PT levem um “ippon”, um contragolpe do eleitorado, principalmente em São Paulo, onde o PT e Lula “nasceram”. Porque já estão muito distantes os dias de macacão de operário e greve geral no ABC.

Ainda que Lula e o PT vençam as eleições no segundo turno, tenho certeza de que vão levar um aprendizado: não basta ser honesto e ter uma educação refinada. É preciso ser humilde como um capiau ignorante do interior de São Paulo, que geralmente é também temente a Deus. Afinal de contas, o pecado do anjo decaído foi exatamente a soberba.

José Falcón Lopes é um capiau ignorante do interior da Bahia e jornalista.

Foto: Reprodução do SBT




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *