29 de abril de 2024
  • :
  • :

EUA e Coreia do Sul simulam bombardeio em resposta a míssil da Coreia do Norte

EUA e Coreia do Sul simulam bombardeio em resposta a míssil da Coreia do Norte

A Coreia do Norte disparou, na segunda-feira (3), um míssil balístico de alcance intermediário que sobrevoou o Japão. Em resposta, nesta terça-feira (4), as Forças Aéreas sul-coreana e americana realizaram uma simulação de bombardeio de precisão com aviões F-15K, de Seul, e F-16, de Washington.

Os caças sul-coreanos “lançaram duas bombas conjuntas de ataque direto contra um alvo virtual no mar Amarelo”, informou o Estado-Maior Conjunto de Seul.

Após a detecção de um míssil lançado por Pyongyang, o Japão emitiu um alerta de evacuação em duas regiões do norte para que seus habitantes se refugiassem em prédios ou abrigos subterrâneos.

A última vez a Coreia do Norte disparou um míssil sobre o Japão foi em 2017, em meio ao aumento das tensões entre Kim Jong-un e o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A atividade militar do governo de Kim Jong-un teve repercussão pelo mundo. Esse foi o quinto lançamento da Coreia do Norte nos últimos dez dias, e as tensões na península coreana aumentam.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, denunciou o míssil norte-coreano como uma “provocação” que viola as resoluções da ONU e defendeu uma “resposta firme”.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, afirmou que condena o lançamento do míssil balístico e chamou o recente disparo de um “ato de violência”. Disse ainda que o Japão condena fortemente o novo teste norte-coreano.

O Comando dos Estados Unidos para a região Indo-Pacífico condenou o lançamento norte-coreano e reafirmou seu compromisso com a defesa do Japão e da Coreia do Sul.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, chamou o disparo de “agressão injustificável” e afirmou que a União Europeia “é solidária ao Japão e à Coreia do Sul”.

Com informações de agências internacionais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *