21 de julho de 2024
  • :
  • :

Câmara homenageia procuradora-geral da Bahia Norma Cavalcanti 

Câmara homenageia procuradora-geral da Bahia Norma Cavalcanti 

Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), a Casa concedeu nesta terça-feira, pela manhã, (6) o Título de Cidadã de Salvador e a Comenda Maria Quitéria à procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti. A sessão solene ocorreu no Plenário Cosme de Farias.

“É com grande satisfação e alegria que homenageio Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti com duas justas e merecidas honrarias, votadas e aprovadas à unanimidade por nossos pares. Sua dedicação integral e seu trabalho à frente da chefia do MP/BA são dignos de nossa admiração e carinho. Mulheres determinadas sempre estão um passo à frente, seja pelas atitudes ou por sua imposição diante da vida. É com muito orgulho e satisfação que, de agora em diante, podemos chamá-la de soteropolitana de fato e de direito”, disse Geraldo Junior.

Na ocasião, a homenageada saudou os presentes e agradeceu “aos santos e orixás da minha terra pela honraria a mim concedida pela Câmara Municipal de Salvador”. Ela agradeceu também os vereadores. “Na pessoa de Geraldo Júnior, e ao povo de Salvador, muito obrigada. Salvador está no meu coração há muito tempo. Desde criança, quando meu pai nos trazia todo final de ano para comprar as nossas roupas na Rua Chile. Desde 1976, na adolescência, quando vim aqui estudar. E a partir de hoje sou soteropolitana, com o título concedido a mim por homens e mulheres de bem”. Ela também frisou que essa homenagem lhe inspira a retribuir com mais trabalho pelo engrandecimento do MP baiano e brasileiro.

Norma Cavalcanti, nasceu em Inhambupe (a 169Km de Salvador), ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia no ano de 1992. Coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim). Foi presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). E ela é a segunda mulher eleita para ocupar o cargo de procuradora geral de Justiça da Bahia. Foi também presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG).

Na composição da mesa estavam o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD); a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Mattos; a desembargadora Gardênia Pereira Duarte, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA); o desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o conselheiro Marcus Presídio, presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA); o procurador-geral de Justiça adjunto da Bahia, Paulo Marcelo de Santana Costa; Rafson Saraiva Ximenes, defensor público do Estado da Bahia; Adson Marchesini, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia; o promotor de Justiça, chefe de gabinete do Ministério Público do Estado da Bahia, Pedro Maia Souza Marques; e o vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), Marcelo Moreira Miranda.

Estiveram presentes na sessão solene os vereadores Carlos Muniz (PTB); Palhinha (União); Kiki Bispo (União); Henrique Carballal (PDT); Emerson Penalva (PDT), Sílvio Humberto (PSB); Augusto Vasconcelos (PCdoB); Laina Pretas por Salvador (PSOL); Suíca (PT); Ricardo Almeida (PSC); Joceval Rodrigues (Cidadania) e Marta Rodrigues (PT). O deputado estadual eleito, Matheus de Geraldo Júnior (MDB), também prestigiou o evento.

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *