28 de abril de 2024
  • :
  • :

Exposição “Mães Amadas” homenageia mães na Fundação Casa de Jorge Amado

Exposição “Mães Amadas” homenageia mães na Fundação Casa de Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado inaugura na próxima quarta-feira, dia 24 de maio, a exposição “Mães Amadas”, comemorativa ao mês de maio, pensada para homenagear mães/mulheres que transitaram estreitamente pelo universo de Jorge Amado : a mãe dele, Dona Lalu, Dona Angelina (mãe de Zélia Gattai), Zélia Gattai, Myrian Fraga e Mãe Stela de Oxossi, homenageada deste ano na FLIPELÔ. “A exposição é delicada e afetiva, trazendo em contraponto a força de figuras femininas que tiveram estreita relação com Jorge Amado”, revela a diretora- executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga, filha de Myrian Fraga.

A exposição “Mães Amadas”, apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na região de atuação da CCR Metrô Bahia, é composta por painéis e fotografias que fazem parte do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado e faz parte da programação de “Uma Quarta de FreePelô”, projeto que realiza ações culturais e educativas com o público em geral e com estudantes das redes pública e privada de ensino, todas as quartas-feiras, em pleno Pelourinho.

Na exposição, que tem cunho memorialista, é possível ver textos de Zelia Gattai e Jorge Amado sobre as suas mães, uma poesia de Myrian Fraga sobre a mãe, textos de Paloma Amado sobre Zélia e de Mãe Stella sobre a própria mãe. “Mães Amadas” fica em cartaz de 24/05 a 21/06, está montada no Mirante das Letras, que é o ponto mais alto da Fundação Casa de Jorge Amado e oferece uma vista única dos sobrados e igrejas do Pelourinho, assim como da Bahia de Todos os Santos.

“Maio”
Myriam Fraga

Agora que se foi
Sem medo e sem disfarce,
Descola-se do álbum
O último retrato.

Vestido de seda verde,
As mãos tão claras,
Um castiçal de prata
Sobre a mesa, e hortências
Desbotando de rosa a azul lavado.

Rosa mística de maio,
Luz dançante
Nos dedos de minha mãe.

O espírito de Deus
Pairando sobre as águas.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *