13 de junho de 2024
  • :
  • :

Cônego Juraci Gomes de Oliveira é nomeado bispo pelo Papa Francisco

Cônego Juraci Gomes de Oliveira é nomeado bispo pelo Papa Francisco

O Papa Francisco nomeou, na manhã desta quarta-feira (31), o cônego Juraci Gomes de Oliveira – até então vigário-geral da Arquidiocese de Salvador – como o novo bispo da Diocese de Amargosa, na Bahia. O comunicado oficial foi feito pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha antes da Santa Missa celebrada na Igreja Sagrada Família, da Cúria Metropolitana de Salvador, templo no qual o cônego Juraci pastoreia como capelão. Essa é a primeira vez, desde 2005, que um sacerdote do clero da Arquidiocese de Salvador é nomeado bispo pelo Santo Padre.
Biografia

Cônego Juraci Gomes de Oliveira é filho de Vicente Gomes de Oliveira e Rita Maria de Alencar. Nasceu no dia 19 de agosto de 1956, em Catolé do Rocha, na Paraíba. Ingressou no Seminário dos Capuchinhos em Maceió (AL), onde concluiu o Ensino Médio. Depois, foi transferido para Natal (RN) e, mais tarde, para Recife (PE), onde cursou Filosofia e Teologia. A formação teológica foi concluída fora do seminário. Em 1987, retornou ao seminário, ingressando na Sociedade Joseleitos de Cristo, na cidade de Tucano (BA).

A ordenação diaconal foi em 12 de agosto de 1990 por dom Mário Zanetta, então bispo de Paulo Afonso (BA). A ordenação presbiteral foi no mesmo ano, em 3 de novembro, na Igreja Matriz da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Tucano, pelas mãos de dom Jackson Berenguer Prado, bispo emérito de Paulo Afonso.

Padre Juraci é bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, e tem especialização em Espiritualidade Bíblica e mestrado em Teologia do Matrimônio e Família.

O ministério sacerdotal foi exercido na arquidiocese de Salvador, após a exclaustração da Sociedade dos Joseleitos de Cristo, em dezembro de 1991, e a incardinação na arquidiocese Primaz do Brasil. Na capital baiana, foi pároco, administrador paroquial, capelão, orientador espiritual do Seminário Central da Bahia, assistente eclesiástico para a Renovação Carismática e o Grupo de Oração Terço dos Homens, vigário forâneo e vigário episcopal. Antes do sacerdócio, atuou na área da educação, no Pernambuco. Também foi professor de Teologia na Universidade Católica de Salvador e na Faculdade São Bento, em Salvador.

Atualmente, exerce as funções de vigário geral, moderador da Cúria Metropolitana, membro do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores, diretor administrativo da Ação Social Arquidiocesana, cepalão da Igreja da Sagrada Família (Igreja a Cúria), orientador espiritual do Seminário Central da Bahia e membro da Equipe Financeira da Cúria metropolitana.

Texto e foto da Páscoa da Arquidiocese de Salvador.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *