29 de abril de 2024
  • :
  • :

Prêmio Braskem de Teatro: Inscrições para a Mostra Interior em Cena vão até o dia 15

Prêmio Braskem de Teatro: Inscrições para a Mostra Interior em Cena vão até o dia 15

Novidade na 29ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, a Mostra Interior em Cena encerra suas inscrições no dia 15 de junho. A etapa classificatória, voltada à participação de espetáculos de municípios do interior da Bahia, tem o objetivo de divulgar e valorizar os artistas das diversas regiões do estado. Os interessados devem realizar a inscrição no site oficial da premiação, www.premiobraskemdeteatro.com.br, onde também podem acessar o regulamento.

Serão selecionados até 12 espetáculos inéditos que se apresentarão em teatros da capital baiana em agosto. Ao final da mostra, essas peças estarão concorrendo, sem distinção, a todas as categorias do Prêmio Braskem de Teatro. Para a seleção, a comissão irá considerar critérios, como excelência artística do projeto e currículos do proponente e dos principais integrantes. Realizada pela Caderno 2 Produções, a iniciativa conta com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

“É uma grande oportunidade para os diretores e produtores de todos os cantos da Bahia divulgarem os seus espetáculos, apresentarem seus trabalhos em Salvador e concorrerem na Mostra Principal. Então faço um chamamento aos que trabalham com as artes cênicas no nosso estado: se inscrevam, participem e venham conosco fazer essa grande festa do teatro da Bahia”, destaca Fernando Marinho, coordenador da comissão julgadora.

Espetáculos da capital – Além de peças do interior da Bahia, também podem concorrer ao Prêmio Braskem de Teatro espetáculos em cartaz de janeiro a setembro deste ano, em Salvador, e aqueles apresentados no ano de 2022, no formato presencial ou virtual. Para esses casos, os grupos teatrais podem realizar o cadastro no site oficial da premiação até 24 de agosto.

Este ano, a comissão julgadora que escolherá os destaques das artes cênicas na Bahia é formada pelo ator e jornalista Arlon Souza; pelo artista, pesquisador, produtor e gestor cultural Chicco Assis; pela atriz e gestora cultural Gabriela Sanddyego; pela atriz e doutora em Artes Cênicas Mônica Santana e pelo ator e diretor João Guisande. Os convidados serão responsáveis pela avaliação dos espetáculos em todas as fases, incluindo a Mostra Principal. Também farão a indicação dos finalistas às nove categorias: Ator, Atriz, Texto, Revelação, Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Performance e Categoria Especial.

Sobre o Prêmio Braskem de Teatro

O Prêmio Braskem de Teatro, que é uma realização da Caderno 2 Produções com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia. Tem como objetivo valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação, que em 2023 chega a sua 29ª edição, exemplifica a estratégia de atuação social da Braskem na valorização e promoção da cultura e das artes, com foco no desenvolvimento humano.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em 71 países.

Sobre o Fazcultura

Parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, CrediFácil Bahia (em parceria com a Desenbahia) além das linhas especiais de apoio, como os Pontos de Cultura e o Carnaval Ouro Negro. O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *