29 de abril de 2024
  • :
  • :

Barreiras: Parque Vida Cerrado comemora o nascimento de filhotes de lobo-guará

Barreiras: Parque Vida Cerrado comemora o nascimento de filhotes de lobo-guará

Um casal de lobos-guará deu à luz a dois filhotes da espécie no dia 14 de abril, no Parque Vida Cerrado, em Barreiras, no Oeste da Bahia. O nascimento das irmãs Tangerina e Bergamota é parte importante do trabalho de conservação da espécie, ameaçada de extinção. Esse é o sexto nascimento da espécie no parque, o único centro de educação socioambiental da região, que também conta com outros sete lobos adultos.

O lugar abriga um criadouro conservacionista e um centro de excelência em restauração do bioma Cerrado há 16 anos. O parque desenvolveu um protocolo inédito de reabilitação de lobos-guarás em área agrícola, realizado sob supervisão do ICMBio, e em parceria com a ONG Jaguaracambé, Projeto Sou amigo do Lobo e Projeto Ritmos da Vida.

Os pais, Elke e Vitor, lobos de 7 e 11 anos, foram pareados durante o mês de fevereiro, quando passaram a se conhecer melhor. “Vitor foi o primeiro lobo-guará nascido no Parque, e Elke foi uma filhote resgatada órfã, em 2016. Tivemos a oportunidade de ver o instinto paterno e protetor que eles têm demonstrado”, disse Rafaela Azzolin, bióloga responsável pelo local.

A gestação de Elke foi considerada de sucesso tanto pela saúde da mãe quanto dos filhotes após o nascimento. Para que isso aconteça, a equipe do parque precisa lidar com alguns desafios.

“É preciso começar pelo processo de pareamento entre os lobos, o que só é possível durante o período reprodutivo, que acontece apenas uma vez por ano, por poucos meses. Uma vez realizada a copulação (relação sexual), é preciso um acompanhamento, já que a primeira gravidez costuma ser considerada de risco. Após o nascimento do filhote, é preciso verificar a adaptação da mãe, que pode ter dificuldade para amamentar ou se conectar com a ninhada”, explicou Rafaela.

Até o momento, 20 lobos-guarás já passaram pelo Parque Vida Cerrado, fundado e mantido pela Galvani Fertilizantes, e que hoje conta com 24 animais de oito espécies diferentes, sendo cinco delas ameaçadas de extinção.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *