23 de julho de 2024
  • :
  • :

Em seis meses, Prefeitura de Salvador instala mais de 2 mil postes e amplia rede de iluminação

Em seis meses, Prefeitura de Salvador instala mais de 2 mil postes e amplia rede de iluminação

A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (DSIP), vem ampliando o parque luminoso da capital baiana. Este ano, já foram implantados mais de 2 mil postes em diversas comunidades soteropolitanas.

Além de modernizar 100% da cidade com lâmpadas em led, o programa Iluminando Nosso Bairro (INB), desde 2019, instaurou 4 mil novos pontos de iluminação em Salvador.

Através de estudos luminotécnicos das vias, a DISP verifica a necessidade da implantação dos postes de iluminação. Conforme as Normas Técnicas de Iluminação Pública, são avaliados os requisitos como largura da via e classificação dos logradouros, considerando características apresentadas de volume de tráfego de veículos e de pedestres e distanciamento dos postes da Coelba.

Entre os locais contemplados, a região do Subúrbio Ferroviário lidera o número de novos pontos, com 248 postes implantados entre janeiro e junho de 2023. O bairro de Cidade Nova recebeu 122 novas estruturas, seguido de Capelinha, com 90; Caixa D’Água, 81; Engenho Velho de Brotas, 72; Fazenda Grande do Retiro, 52; Pero Vaz, 62; São Caetano, 45; Jardim das Margaridas, 40, entre outros.

“Salvador é uma cidade com crescimento acelerado nos bairros populares, por isso, constantemente, realizamos estudos técnicos para suprir a necessidade da população, garantindo a qualidade da iluminação de vias públicas. A ampliação da rede, com a implantação dos postes, melhora a qualidade de vida das pessoas e gera maior sensação de segurança aos transeuntes. Nosso objetivo é manter a cidade cada dia mais iluminada”, afirmou o diretor de Iluminação Pública, ngelo Magalhães.

Para solicitar a instalação de novos postes e braços com lâmpada, o cidadão deve procurar a unidade administrativa da Prefeitura-Bairro mais próxima de onde mora, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Após concluída a vistoria nos logradouros indicados, a DSIP realiza a execução do serviço de implantação de novas estruturas luminosas com o prazo médio de 45 dias.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *