21 de julho de 2024
  • :
  • :

Espetáculo Resistência Cabocla propõe novo olhar sobre o 2 de Julho

Espetáculo Resistência Cabocla propõe novo olhar sobre o 2 de Julho

A programação em Salvador pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia está sendo celebrada também através de uma montagem inédita do Bando de Teatro Olodum. A estreia do espetáculo “Resistência Cabocla” ocorreu na noite desta sexta-feira (23), na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, e o público ainda tem a oportunidade de ver mais duas apresentações no local – todas gratuitas – neste sábado (1º), às 17h e às 19h.

A primeira apresentação foi acompanhada pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos. No palco, os atores interpretam a história de Mirna, uma musicista que prefere sair da filarmônica na qual ela faz parte, antes das comemorações pela Independência do Brasil na Bahia, para não ter que desfilar em prol de uma pátria que ela diz não acreditar.

As convicções dela, no entanto, começam a ser questionadas após um inusitado encontro com um caboclo encantado. A partir deste momento, o público é convidado a entrar no portal do tempo e se juntar a eventos compostos com cenas poéticas a partir dos olhares do indígena Tupinambá.

O gestor do Executivo municipal destacou que o espetáculo a céu aberto possibilitará a todos que comparecerem nas próximas sessões reflexões acerca de um dos momentos mais célebres da história do povo baiano. “Sem sombra de dúvidas estamos valorizando a nossa cultura e a nossa história. O Bando de Teatro Olodum deu um show e o espetáculo está excepcional. Com certeza todos aqui saíram emocionados e ainda com mais energia para curtir o bicentenário no domingo”, afirmou.

Para o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, é necessário que os soteropolitanos vejam o espetáculo que foi construído de forma muito rica para celebrar a data magna do Estado. “O 2 de Julho tem tudo a ver com a forma com que a gente conta as histórias do nosso povo e o teatro é uma forma tradicional e muito potente de se contar, rever histórias e até trazer outras perspectivas. Esse projeto é muito feliz porque consegue trazer a expressão das pessoas, da cidade e até uma perspectiva originária”, relatou.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, destacou que a programação especial que celebra a Independência do Brasil na Bahia está variada e também pretende alcançar as novas gerações através das apresentações do espetáculo Resistência Cabocla no Subúrbio 360, dedicada às escolas municipais. “Estamos vivendo uma data muito importante que é esse bicentenário e conseguimos criar uma programação muito boa. Conseguimos colocar o Bando do Teatro Olodum, que tem 35 anos de trajetória, a BaianaSystem, Orquestra da Marinha e tantas outras atrações. É uma programação muito vasta e que se prolonga”, detalhou.

Mais apresentações – O espetáculo Resistência Cabocla integra a programação organizada pela Secult, por meio da FGM, para celebrar o 2 de Julho. A montagem do Bando de Teatro Olodum conta com 30 atores e uma banda de cinco músicos em cena. O texto inédito é do dramaturgo Daniel Arcades e a direção é de um trio formado por Cássia Valle, Valdineia Soriano e Leno Sacramento.

Na próxima sexta-feira (7), quem recebe o espetáculo é o Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Alto de Coutos, às 19h. O evento será aberto ao público.

Do dia 10 a 14 do mesmo mês, as apresentações serão realizadas também no Subúrbio 360, 10h e 14h, para alunos da rede municipal de ensino, através do Projeto Especial Bicentenário nas Escolas.

A iniciativa prevê ainda uma ação formativa ministrada pelo Bando de Teatro Olodum. O grupo compartilhará do próprio método de trabalho, técnicas, princípios éticos, gestão e valores, contribuindo para a formação de novos atores e qualificando aqueles que já têm alguma experiência. A atividade será no formato de workshop e contemplará três turmas de até 20 pessoas, cada uma, nos espaços Boca de Brasa Cidade Baixa, Subúrbio 360 e Cajazeiras.

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *