21 de julho de 2024
  • :
  • :

Diário Oficial da União traz nomeação de Cristiano Zanin no STF

Diário Oficial da União traz nomeação de Cristiano Zanin no STF

O advogado Cristiano Zanin foi oficialmente nomeado ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (05), do Diário Oficial da União (DOU), em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

Zanin foi o indicado pelo presidente Lula para compor o STF após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. O advogado tomará posse em 3 de agosto e poderá atuar no Supremo até 2050.

O nome de Zanin ao STF foi aprovado no dia 21 de junho pelo Senado Federal, após votação tranquila no Senado com 58 dos votos favoráveis dos parlamentares 18 contra. Mesmo com uma grande Oposição ao governo federal na Casa, o indicado pelo presidente Lula foi bem recebido.

No mesmo dia, o advogado foi sabatinado por mais de 7 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, em que foi aprovado com facilidade, contrariando o que se esperava, de que parlamentares da oposição tentassem tumultuar a sabatina, mas as arguições seguiram por uma caminho mais moderado.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *