27 de abril de 2024
  • :
  • :

Lauro de Freitas sedia eventos internacionais de judô nesta semana

Lauro de Freitas sedia eventos internacionais de judô nesta semana

A Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, será o palco do judô das Américas nesta semana. O equipamento esportivo administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), recebe dois dos principais eventos da modalidade no continente: a Copa Pan-Americana de Judô Sub-18 e Sub-21, nos dias 05 e 06 de julho, e o Open Pan-Americano Senior Bahia 2023, nos dias 08 e 09 de julho.

Promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e pela Federação Baiana de Judô (Febaju), as competições integram o circuito continental da Confederação Pan-Americana de Judô. Cerca de 300 atletas de diversos países vão competir durante os quatro dias, com entrada gratuita ao público. Depois de sediar o Pan e Sul-Americano de Veteranos, em 2022, a Bahia torna-se uma casa para a modalidade de tatame com competições internacionais desde a base até o alto rendimento. O diretor-geral da Sudesb destaca a relevância do estado no cenário nacional.

“A Arena de Esportes da Bahia é um equipamento multiuso para diversas modalidades esportivas. Nestes últimos anos, já recebemos grandes competições nacionais e internacionais naquele espaço, que auxiliam no desenvolvimento do esporte e dos atletas baianos. É com alegria que recebemos o Open Pan-Americano, pois sediar um evento dessa importância representa a força que tem o judô em nosso estado com seus atletas e a sua capacidade de recepcionar as grandes competições”, pontua Vicente Neto.

O presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, reconhece os esforços coletivos para a realização desses eventos. “É um orgulho receber estas competições, dando continuidade à parceria de sucesso com a CBJ, que proporciona grandes eventos em nosso Estado, e o apoio imprescindível do Governo do Estado, por meio da Sudesb, que possibilita a estrutura necessária para nos colocar na rota do Panamerican Judô Tour”, destaca.

O Open Sênior faz parte do circuito mundial da modalidade e distribui até 100 pontos ao campeão no ranking olímpico para Paris 2024. Além disso, também é válido para o ranking pan-americano dando até 200 pontos ao campeão na classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Já as competições Sub-18 e Sub-21 valem pontos no ranking nacional das equipes de transição da CBJ, que será utilizado para a definição das seleções brasileiras nos mundiais de ambas as categorias deste ano.

Encontro com Sarah Menezes – Entre as duas competições, na sexta-feira, 07, será realizado um encontro com a campeã olímpica Sarah Menezes, na Arena de Esportes da Bahia, a partir das 15h. O evento será voltado para 200 crianças do projeto de iniciação esportiva Núcleos Esportes de Lutas e Combate, uma parceria entre a Febaju e a Sudesb, no Centro de Boxe e Artes Marciais, no Largo de Roma. A primeira mulher medalhista olímpica de ouro, em 2012, vai contar a sua trajetória como referência e inspiração para os jovens.

Foto: Divulgação/Sudesb




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *