28 de abril de 2024
  • :
  • :

Presidente do Uruguai não assina declaração do Mercosul e critica apoio à Venezuela

Presidente do Uruguai não assina declaração do Mercosul e critica apoio à Venezuela

O site O Antagonista informa que o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, decidiu não assinar a declaração conjunta dos países do Mercosul no final da reunião de cúpula do bloco em Puerto Iguazú, na Argentina, nesta terça-feira (4), informa o site Infobae.

O Antagonista explica que, assinado por Lula (Brasil), Alberto Fernández (Argentina) e Mario Abdo Benítez (Paraguai), o documento trata das negociações com a União Europeia — criticadas pelos uruguaios por sua lentidão — e diz que os presidentes se preocupam com iniciativas legislativas dos países europeus que possam afetar as atividades econômicas do bloco “e alterar unilateralmente o equilíbrio dos termos do acordo celebrado em 2019”.

A declaração também ratifica “o compromisso de avançar para uma assinatura rápida do acordo em benefício de todas as partes, que considere seus diferentes níveis de desenvolvimento”.

Embora concordem com partes da carta, Lacalle Pou e seu chanceler, Francisco Bustillo, optaram por emitir uma declaração independente em que o Uruguai rejeita o apoio de países-membros como Brasil e Argentina à ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *