29 de abril de 2024
  • :
  • :

Tiroteios levam à suspensão das aulas em quatro escolas de Salvador

Tiroteios levam à suspensão das aulas em quatro escolas de Salvador

Somente nos últimos três dias, quatro escolas de Salvador foram afetadas devido à troca de tiros entre bandidos e policiais.

O jornal Correio informa que, desde o início do ano, ao menos 41 escolas da rede municipal e cinco da estadual tiveram que parar as atividades por um ou até quatro dias para não pôr em risco estudantes, professores e servidores de colégios localizados em regiões sitiadas pela violência.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), ao todo, devido às suspensões realizadas, 13.683 alunos da rede municipal ficaram sem aula até este mês.

Já a Secretaria da Educação do Estado (SEC), ao ser procurada, não forneceu dados sobre as escolas e os estudantes prejudicados pela violência neste ano. Por isso, o levantamento que baseou esta reportagem foi feito a partir de publicações anteriores.

Nessa quarta-feira (12), a Escola Municipal Padre Confa, no Costa Azul, teve as aulas suspensas por conta de um tiroteio que aconteceu ontem à tarde, na frente da instituição. Cerca de 250 alunos foram afetados. Nenhum suspeito foi encontrado, e o policiamento foi reforçado na região.

Por volta das 15h de terça-feira (11), estudantes da Escola Municipal Santo André, localizada no bairro de Santa Cruz, foram surpreendidos por um tiroteio em frente ao colégio, na Rua 26 de Abril. Um morador, que prefere não se identificar, conta que o confronto se deu entre policiais e traficantes da área, que tem atuação da facção Comando Vermelho (CV).

Sobre o confronto da terça, a PM-BA confirmou que, por volta das 15h, agentes da 40ª Companhia faziam rondas no Nordeste de Amaralina “quando visualizaram um grupo de homens armados que, ao notar a presença dos PMs, efetuaram disparos de arma de fogo, sendo necessário o revide”.

Na noite de terça-feira, o Colégio Estadual Polivalente de Amaralina suspendeu as aulas após um tiroteio entre PMs e suspeitos de integrarem uma facção.

Já na segunda-feira (10), um tiro atravessou a janela da Escola Municipal São Pedro Nolasco, em Santa Cruz, e foi parar numa das panelas em que estava sendo preparada a merenda das turmas vespertinas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Na ocasião, informou a Smed, as aulas na unidade também foram suspensas, tendo sido afetados 202 alunos.

Lista de escolas municipais com aulas suspensas em 2023, segundo a Smed:

Cmei Abdias Nascimento
Cmei Calabar
Cmei Cecy Andrade
Cmei Maria Rosa Freire
CPP Sussuarana
EM 22 de Abril
EM Anfrísia Santiago
EM Antônio Carlos Peixoto de Magalhães
EM Armando Carneiro
EM Cabula I
EM Palestina
EM Pernambués
EM Durval Pinheiro
EM Frei Leônidas Menezes
EM Helena Magalhães
EM Jandira Dantas
EM Joaquim Magalhães
EM Luis Eduardo Magalhães
EM Madre Helena Irmãos Kennedy
EM Manoel Barradas
EM Manoel Francisco do Nascimento
EM Manoel Maximiano Encarnação
EM Manoel Faustino
EM Maria Conceição Santiago Imbassahy
EM Maria Dolores
EM Maria Felipa
EM Novo Horizonte
EM Olga Mettig
EM Paulo Mendes
EM Santa Terezinha
EM Senhor do Bonfim
EM Úrsula Catarino
EM Vovô Zezinho
EM Marisa Baqueiro
EM Risoleta Neves
EM São Gonçalo do Retiro
EM Murilo Celestino Costa
EM Eugênia Anna
EM Pedro Nolasco
EM Santo André
EM Padre Confa




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *