23 de novembro de 2024
  • :
  • :

TJ-BA entrega Medalha do Mérito Judiciário para quatro novos desembargadores

TJ-BA entrega Medalha do Mérito Judiciário para quatro novos desembargadores

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou a entrega da Medalha do Mérito Judiciário aos Desembargadores Edson Ruy Bahiense Guimarães, José Jorge Lopes Barretto da Silva, Cassinelza da Costa dos Santos Lopes e Maria do Socorro Santa Rosa de Carvalho Habib. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, na última quinta-feira (20).

O Presidente do Poder Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, presidiu a cerimônia e, no momento, saudou a todos os presentes e parabenizou os Desembargadores agraciados com a Medalha do Mérito Judiciário. “Essa condecoração é justa e merecida. Acrescento que, ao lado dos atributos da experiência e da larga atuação judicante na Magistratura, todos esses Desembargadores são dignos e honrados.” disse o Presidente.

Além do Presidente Nilson Soares Castelo Branco, formaram a Mesa de Honra da cerimônia a Procuradora-Geral de Justiça, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcante, e o Secretário Judiciário do TJBA, Marcos Vinícius Brasil Alcântara.

O primeiro homenageado, Edson Ruy Bahiense Guimarães, adentrou o salão acompanhado pelos Desembargadores Cynthia Maria Pina Resende, Maria de Lourdes Pinho Medauar e Aliomar Silva Britto.

Com 37 anos de carreira na Magistratura, o Desembargador Edson Ruy Bahiense Guimarães iniciou sua trajetória como Juiz substituto em 1986, na Comarca de Brejões. Promovido em 1987 para a 2ª Entrância, passou a exercer seu ofício na Comarca de Ubaíra. E, em junho de 1989, foi para a Comarca de Itaberaba, onde permaneceu até abril de 1997. Atuou por mais de 20 anos como Titular da 3ª Vara de Sucessões, Órfãos e Interditos da capital na Comarca de Salvador. Em 2022, foi promovido para o Cargo de Desembargador e designado para a 1ª Câmara Cível.

José Jorge Lopes Barretto da Silva, segundo homenageado do dia, adentrou o salão acompanhado dos Desembargadores Gardênia Pereira Duarte, Ivone Bessa Ramos e Roberto Maynard Frank.

Com 34 anos de carreira na Magistratura, José Jorge Lopes iniciou sua trajetória como Juiz substituto em 1989, na Comarca de Iaçu. Promovido em 1990 para a 2ª Entrância, passou a exercer seu ofício na Vara Criminal, Júris Menores e Fazenda Pública na Comarca de Ruy Barbosa. Após esse período, foi promovido em 1994 para a Comarca de Vitória da Conquista, removendo-se, em seguida, para a Vara de Defesa do Consumidor da Comarca de Feira de Santana. Em 1997, foi promovido para a Comarca de Salvador, titularizando-se na 3ª Vara de Família, onde permaneceu por

quase 15 anos. Em 2022, foi promovido para o Cargo de Desembargador, presidindo a 2ª Câmara Cível.

Acompanhada das Desembargadoras Ivone Bessa Ramos, Joanice Maria Guimarães de Jesus e Maria de Fátima Silva Carvalho, a terceira homenageada, Cassinelza da Costa dos Santos Lopes, adentrou a cerimônia com aplausos da plateia.

Com 37 anos de carreira na Magistratura, a Desembargadora Cassinelza da Costa dos Santos Lopes iniciou sua trajetória como Juíza Substituta no ano de 1986, na Comarca de Central. Promovida para a 2ª Entrância em 1987, passou a exercer seu ofício na Comarca de Tucano. Em 1990, foi promovida para a Comarca de Euclides da Cunha. Finalmente, no ano de 2000, foi promovida para a Comarca de Salvador, titularizando-se na 9ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos e Interditos e Ausentes, onde permaneceu por cerca de 15 anos. Cassinelza possui destacada participação em diversas Semanas Nacionais de Conciliação, ocorridas entre os anos de 2007 e 2013, alcançando o 1º lugar entre as Unidades de Entrância Final por três vezes, bem como conquistou o Selo Justiça em Números 2022, categoria Ouro, como Juíza de Direito Substituta de 2º Grau da 4ª Câmara Cível. Em 2022, tomou posse no Cargo de Desembargadora do TJBA, atualmente integrando a 3ª Câmara Cível.

Por último, a quarta homenageada, a Desembargadora Maria do Socorro Santa Rosa de Carvalho Habib, foi acompanhada dos Desembargadores José Edivaldo Rocha Rotondano, Maria de Lourdes Pinho Medauar e Abelardo Paulo da Matta Neto.

Com 34 anos de carreira na Magistratura, a Desembargadora Maria do Socorro Santa Rosa de Carvalho Habib iniciou sua trajetória em 1989, na Comarca de Amélia Rodrigues, onde permaneceu até agosto de 1990. Promovida para a 2ª Entrância, passou a exercer o seu ofício na Comarca de Esplanada. Após esse período, foi promovida em 1993 para a 2ª Vara Criminal e Administração Pública da Comarca de Feira de Santana. Em 1997, foi promovida para a Comarca de Salvador, titularizando-se na 5ª Vara Criminal, onde permaneceu por cerca de 18 anos. No biênio de 2015 e 2016, exerceu a função de Juíza Especial da Corregedoria-Geral da Justiça e atuou na Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da capital, entre 2018 e 2022, tendo sido premiada por dois anos com o selo Ouro de Produtividade. Em 2022, promovida ao Cargo de Desembargadora do TJBA, atualmente integrando a 3ª Câmara Cível.

A Medalha do Mérito Judiciário do Estado da Bahia, criada por meio da Resolução nº 2 do ano de 1983, tem a finalidade de galardoar personalidades nacionais ou estrangeiras, por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário do Estado ou do País.

Durante a entrega da principal Comenda do Tribunal de Justiça da Bahia e dos diplomas correspondentes aos Desembargadores, cada agraciado tirou fotos com os familiares e os padrinhos escolhidos para o momento especial.

No final, o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, convidou os homenageados para acompanhar, ao seu lado, a execução do Hino da Bahia pelo Sargento Enoque e pelo soldado da Polícia Militar.

Os cumprimentos ocorreram no Salão Nobre, iniciando a Mesa de Honra com os Desembargadores e, na sequência, com os demais convidados.

Participaram da solenidade a 1ª Vice-Presidente do TJBA, Desembargadora Gardênia Pereira Duarte; o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano; o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Fonseca Júnior; e os Desembargadores Maria da Purificação da Silva, Cynthia Maria Pina Resende, Nágila Maria Sales Brito, Emílio Salomão Pinto Resedá, Pedro Augusto Costa Guerra, Aliomar Silva Britto, Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Ivone Bessa Ramos, Regina Helena Ramos Reis, Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, Pilar Célia Tobio de Claro, Joanice Maria Guimarães de Jesus, Maria de Lourdes Pinho Medauar, Carmem Lúcia Santos Pinheiro, Baltazar Miranda Saraiva, Mário Augusto Albiani Alves Júnior, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, Maria de Fátima Silva Carvalho, Abelardo Paulo da Matta Neto, Soraya Moradillo Pinto, José Soares Ferreira Aras Neto, Manuel Carneiro Bahia de Araújo, Paulo Alberto Nunes Chenaud, Marcelo Silva Britto, Paulo César Bandeira de Melo Jorge, Cássio José Barbosa Miranda, Antonio Adonias Aguiar Bastos, Lícia Pinto Fragoso Modesto, Aracy Lima Borges, Moacyr Montenegro Souto, Ivanilton Santos da Silva, Lícia de Castro Laranjeira Carvalho, Aidil Conceição e Celeste Ledo; entre outras autoridades.

Também estavam presentes o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargador Roberto Maynard Frank; o desembargador eleitoral Pedro Rogério Castro Godinho; a Desembargadora Federal do Tribunal do Trabalho da 5ª Região, Ivana Magaldi, representando a Presidente do TRT da 5ª Região, Débora Machado; a Desembargadora Federal do Trabalho, Suzane Faillace Castelo Branco; a Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Neusa Alves; a Desembargadora Neusa Maria Oliveira Nascimento, representando a Associação dos Desembargadores Aposentados (AMAP); o Conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Nelson Pelegrino, representando o Presidente Francisco de Souza de Andrade Neto; Christianne Gurgel, Vice-Presidente da Ordem dos Advogados Subseção Bahia (OAB-BA), representando a Presidente Daniela Borges; o 1º Vice-Presidente da AMAB, Juiz Eldsamir da Silva Mascarenhas, representando o Presidente da AMAB, Desembargador Júlio Travessa; a Procuradora-Geral de Justiça Adjunta do Ministério Público da Bahia, Wanda Caldas; o Juiz Ícaro Almeida Matos, Assessor Especial da Presidência I; o Chefe de Gabinete de Segurança Institucional do TJBA, Coronel PM Paulo Silveira; dentre outros convidados.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *