18 de junho de 2024
  • :
  • :

Curso de Instalação de Painel Solar tem empregabilidade de 75% para alunos em Salvador

Curso de Instalação de Painel Solar tem empregabilidade de 75% para alunos em Salvador

Destacado por ser um dos ramos que mais cresce no Brasil, o mercado da energia solar é também um dos que mais emprega. Pensando nisso, através do programa Treinar para Empregar, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec) oferece aos soteropolitanos, de forma gratuita, o curso de Instalação de Painel Solar.

De acordo com a diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, ao menos 75% dos alunos que passam pela capacitação e concluem o curso encontram uma vaga no mercado pouco tempo depois. “O setor de energia renovável tem se tornado cada vez mais promissor na geração de emprego e renda. Com esse índice de empregabilidade dos alunos, podemos dizer que o curso de Instalação de Painéis Solares é a menina dos olhos do Treinar para Empregar”, declara.

As capacitações são ministradas através da Trecon, empresa especializada em treinamento e manutenção no setor elétrico, e da Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), ambas parceiras da Prefeitura. De acordo com Umaraci Lázaro, coordenador da Trecon, o curso de sistema fotovoltaico possui uma carga horária de 120h, onde 30% das aulas são teóricas e 70% das aulas são práticas. Ele ressalta também a facilidade de os profissionais adentrarem no mercado de trabalho após finalizarem a capacitação.

“Nós já capacitamos cinco turmas juntamente com a Prefeitura e formamos 92 alunos, dos quais 86 foram inseridos no mercado de trabalho. Também capacitamos uma turma somente de mulheres em Técnicas de Venda e Introdução a Projetos em Sistemas Fotovoltaicos – neste curso nós tivemos 14 participantes e oito delas foram empregadas”, explica Umaraci.

Um dos ex-participantes do curso, Alef Passos se tornou operador de instalação de sistemas fotovoltaicos. Ele enxerga a energia solar como uma potência futura e fala sobre a mudança que a capacitação gerou em sua vida. “Dias depois de finalizar o curso recebi uma oportunidade de emprego da qual já faço parte há mais de oito meses. É muito bom, me sinto realizado, sigo viajando para diversas cidades do estado para fazer pequenas usinas fotovoltaicas, estou extremamente feliz”, comemorou.

O técnico conta ainda que recomenda a capacitação para os amigos e as pessoas que gostariam de conhecer ou seguir uma outra atividade. “Essa é uma oportunidade muito boa para quem quer exercer uma nova profissão. Já indiquei para vários amigos e todos que fizeram o curso, assim como eu, estão empregados”, relata.

Promissor – A oferta da capacitação acompanha a tendência global do mercado, no uso de energia solar, como solução para o desenvolvimento sustentável, democratizando oportunidades aos trabalhadores de Salvador, para atuar no segmento. Somente no início de 2023, o Brasil já alcançou a marca de 1,6 milhão de sistemas de energia solar instalados, sendo 79% para autoconsumo residencial.

O aumento na tarifa de energia elétrica também contribui para a crescente procura pelos sistemas fotovoltaicos. De acordo com a Aneel, só entre 2011 e 2021 a alta foi de 82% na tarifa residencial, e o custo do megawatt-hora subiu de R$340,90 para R$622,20.

Foto: Bruno Concha/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *