17 de maio de 2024
  • :
  • :

UPB convoca reunião emergencial para discutir crise financeira

UPB convoca reunião emergencial para discutir crise financeira

Em meio às dificuldades que as prefeituras vêm enfrentando para arcar com as despesas após a queda do Fundo de Participação Dos Municípios (FPM), a União dos Municípios da Bahia (UPB) convocou uma reunião de emergência na próxima segunda-feira (11), para alinhar ações junto ao governo federal e ao Congresso.

Conforme informações da entidade, o mês de agosto registrou queda de 7,95% no repasse do FPM, comparado com o mesmo período do ano passado. Já neste mês de setembro, o repasse caiu para quase 30%. No último dia 30 de agosto, prefeituras de 16 estados, entre eles a Bahia, realizaram paralisação de 24 horas intitulada de “Sem FPM, não dá” para chamar atenção sobre a queda de receitas.

Para o presidente da UPB, Quinho de Belo Campo, o acúmulo das receitas do FPM a longo prazo pode representar “completo caos administrativo”.

“Tem sido muito difícil para os municípios arcar com folha de pessoal, fornecedores e serviços com as receitas em queda livre. Tudo subiu, a inflação continua alta e as demandas por serviço só crescem. Ou se faz uma ajuda emergencial aos municípios ou chegaremos ao final do ano com o completo caos administrativo”, avaliou o chefe da UPB.

O gestor estendeu o convite para reunião aos presidentes de Associações Municipalistas do Norte e Nordeste, que devem sinalizar por mobilizações conjuntas para pressionar a União e o Congresso Nacional em busca de soluções.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *