Pelo menos sete bairros de Salvador ficaram sem energia na terça-feira (7) por conta da chuva e dos fortes ventos que atingem a capital baiana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de chuvas intensas para Salvador. A estimativa é de que a chuva possa chegar a até 50mm no dia. Segundo a Codesal, os ventos podem chegar a 34km/h.
Travessias marítimas foram suspensas e foi necessário também o remanejamento de voos que partiram da capital baiana. A Defesa Civil registrou mais de 50 ocorrências.
Segundo a Neoenergia Coelba, os bairros mais afetados pela falta de energia foram Armação, Rio Vermelho, CAB, Comércio, Pituba, Imbuí e Pelourinho. Moradores dos bairros da Federação, Stiep, Graça e Ondina também registraram falta de luz.
Pela tarde, galhos de uma árvore de grande porte atingiram a fiação elétrica na região do Pelourinho, afetando também o Comércio. Por conta da queda de energia nesta região, o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves precisaram ser fechados antecipadamente. O TRT também suspendeu prazos em razão da falta de energia no Comércio.
Segundo a Semob, as atividades só serão retomadas com a confirmação da Coelba, já que, com as sucessivas quedas de energia, é grande o risco de queima das placas dos sistemas dos equipamentos.
Ainda de acordo com a Coelba, com o aumento de ocorrências na cidade e a complexidade dos serviços, a distribuidora dobrou a quantidade de equipes em campo e atuará com o reforço operacional para atender os consumidores afetados. A equipe do Centro de Operações Integradas (COI) também está reforçada para o atendimento das solicitações emergenciais. Engenheiros, técnicos e eletricistas permanecerão de plantão até a normalização da situação.
A Codesal também emitiu um alerta de continuidade de chuvas, com risco para alagamento e deslizamento de terra. Ao todo, 58 ocorrências foram registradas nesta terça-feira pelo órgão. O bairro que concentrou o maior número de solicitações foi a Liberdade, com 10 chamados que incluem imóvel alagado, desabamento parcial, além de ameaças de desabamento, deslizamento e queda de árvores.
Segundo a Defesa Civil ao longo da semana, a atuação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e as chances de chuva sobre Salvador.
A previsão até esta quarta-feira (8) é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer momento do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Na quinta-feira (9), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Também há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Já entre sexta-feira (10) a domingo (12), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia. As temperaturas deverão variar entre 23°C a 30°C.
Foto: Reprodução