28 de abril de 2024
  • :
  • :

Feira: Novo equipamento do Mater Dei Emec aumenta em 21% a detecção do câncer de mama

Feira: Novo equipamento do Mater Dei Emec aumenta em 21% a detecção do câncer de mama

O tratamento para diagnósticos do Câncer depende de vários fatores, incluindo o estágio do câncer, o tipo de Câncer, a presença de receptores hormonais, a idade da paciente, sua saúde geral e preferências pessoais. Geralmente, o tratamento envolve uma combinação de diferentes abordagens, que podem incluir procedimentos como: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal, terapia alvo, imunoterapia e cuidados de suporte e paliativos.

“O tratamento é sempre individualizado e decidido por equipe multiprofissional. Avaliamos as características da paciente, além de algumas características relacionadas ao tumor como: o tipo, subtipo, grau, tamanho, proporção do tumor em relação à mama, se há comprometimento dos gânglios das axilas (as ínguas) ou até de outros órgãos do corpo. A partir daí, decidimos os tratamentos e a ordem deles, considerando as opções como: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e a imunoterapia.”, explica a médica mastologista do Hospital Mater Dei Emec, Dra. Elisana Caires.

Dessa forma, com o objetivo de entregar um diagnóstico ainda mais eficaz para os pacientes, o Hospital Mater Dei Emec conta com um novo equipamento para a realização de mamografia. O equipamento digital, chamada de mamógrafo Senographe Nova, da GE HealthCare, é capaz de aumentar a detecção do câncer de mama em 21% quando comparada a equipamentos antigos (mamógrafo analógico com CR).

“Esse equipamento conta com tecnologia de ponta que automaticamente ajusta o aparelho de acordo com o corpo de cada mulher para obter uma qualidade de imagem excepcional ao mesmo tempo que utiliza uma dose de radiação significativamente abaixo das diretrizes regulamentares. Com isso, consegue-se imagens de alta qualidade com dose mínima de radiação, proporcionando maior segurança para as mulheres” explica o médico radiologista, Marcio Mitsugui.

Além disso, devido ao seu desempenho único no mercado, o Senographe Nova é capaz de realizar um exame completo de mamografia em até 3 minutos (ou até 18 exames por hora), ao passo que equipamentos antigos (mamógrafo analógico com CR), um único exame pode chegar a durar mais de 12 minutos. “É uma proposta moderna e eficaz para proporcionar mamografias de qualidade de forma rápida, simples e acessível para todas as mulheres”, finaliza o especialista.

Prevenção

As medidas preventivas para o Câncer de Mama são fundamentais para reduzir o risco de desenvolvimento da doença e para detectá-la em estágios iniciais, quando as chances de tratamento bem-sucedido são maiores. Entre algumas medidas importantes que devem ser adotadas, estão: autoexame das mamas, mamografia de rastreamento, exames clínicos das mamas, conscientização sobre fatores de risco, terapia hormonal e consultas médicas regulares.

“Quando falamos em prevenção, falamos em hábitos de vida saudáveis. 30% de todos os cânceres poderiam ser evitados através de ações como: uma dieta balanceada rica em produtos naturais, menos condimentada e industrializada; prática de atividades físicas, geralmente é recomendado 180 minutos de exercício aeróbico por semana; manter-se no peso ideal, pois, sobrepeso e obesidade aumentam o risco de câncer de mama; evitar cigarro; evitar álcool em excesso. Além disso, a amamentação é de extrema importância, afinal, quanto mais você amamenta mais diminui o risco de câncer de mama”, ressalta a mastologista do Hospital Mater Dei Emec.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *