28 de abril de 2024
  • :
  • :

Bahia teve 84 mil tentativas de fraude no e-commerce no 1º semestre de 2023

Bahia teve 84 mil tentativas de fraude no e-commerce no 1º semestre de 2023

Cada vez mais adotada pelos baianos, a prática de fazer compras online é uma alternativa para quem prefere ou precisa da comodidade proporcionada pelas tecnologias. Entretanto, apesar dos benefícios gerados, é preciso estar atento aos riscos de golpes, sobretudo nesta semana, quando a Black Friday – evento que reúne ofertas em lojas físicas e no e-commerce – promete movimentar a economia.

O alerta é intensificado pelo dado que revela que, só neste primeiro semestre de 2023, a Bahia acumulou mais de 84 mil tentativas de fraude no e-commerce, o equivalente a 14 mil tentativas fraudulentas por mês. A informação é do Mapa da Fraude, levantamento realizado pela empresa de soluções antifraude ClearSale.

Nos primeiros seis meses do ano, o estado registrou três milhões de pedidos de compras online. Desse total, o número de tentativas fraudulentas corresponde a uma taxa de 2,8%. Segundo Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, o Norte e o Nordeste são regiões que se revezam em primeiro e segundo lugar no índice de tentativa de fraudes todos os anos. Conforme afirma, esses números se devem sobretudo porque a Bahia está em uma região que é muito visada por fraudadores.

Com o maior número de pedidos de compras virtuais do Nordeste, o estado também tem a maior taxa de tentativas de fraudes. A segunda e a terceira maiores taxas estão empatadas nos estados do Rio Grande do Norte (834,7 mil pedidos) e Maranhão (626,5 mil pedidos), que registram 2,5% de tentativas de fraudes sobre o número total de pedidos.

De acordo com Matheus Manssur, os produtos que são mais fáceis de serem transportados e tem mais facilidade de revenda são sempre os mais visados por golpistas por gerarem maior liquidez.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *