23 de fevereiro de 2024
  • :
  • :

Comissões de Agricultura e Infraestrutura da ALBA promovem audiência itinerante em Porto Seguro

Comissões de Agricultura e Infraestrutura da ALBA promovem audiência itinerante em Porto Seguro

As Comissões de Agricultura e Política Rural e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizaram nesta sexta-feira (1º) uma audiência pública em Porto Seguro, no Extremo-Sul baiano, para ouvir as demandas da região, que se destaca como uma das mais produtivas do estado. O evento é resultado do projeto itinerante que tem levado as reuniões das comissões para diferentes partes da Bahia, com o objetivo de conhecer de perto as necessidades deste setor agropecuário.

Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) enfatizou que o foco do trabalho é encaminhar soluções para as dificuldades citadas pelos produtores. Além de Manuel Rocha, participaram da audiência a deputada estadual Claudia Oliveira (PSD), que propôs o encontro em Porto Seguro, e os deputados Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura, Raimundinho da JR (PL) e Luciano Araújo (SD).

Os parlamentares discutiram desafios apresentados por produtores para o desenvolvimento do setor agropecuário na região. Entre os pontos apresentados estão questões relacionadas à deficiência no fornecimento de energia e a necessidade de ampliar a infraestrutura rodoviária, que são fundamentais para que o setor possa ampliar sua produção e a geração de emprego e renda.

“Foi uma audiência pública bastante proveitosa, com a participação de diversos segmentos, como agricultura familiar, agronegócio, movimentos sociais e povos originários. Podemos conhecer um pouco mais das dificuldades existentes aqui em termos de infraestrutura energética, infraestrutura rodoviária e o que o setor agropecuário e o trade turístico precisam alavancar para levar desenvolvimento e ampliar a geração de emprego e renda nessa região, que é tão importante para a Bahia”, ressaltou Manuel Rocha.

Visitas – Na quinta-feira (30), a comitiva visitou três áreas produtivas do Extremo-Sul baiano. Os parlamentares foram primeiramente à Fazenda Alvorada, localizada em Eunápolis, importante produtora de hortaliças, a exemplo de cebolas e alhos. Em seguida, visitaram a Ovos Naturaves, também em Eunápolis, maior produtora da Bahia, com mais de 27 milhões de ovos por mês, e geradora de mais de 1 mil empregos diretos. E, por fim, a Veracel Celulose, no mesmo município, geradora de mais de 3,5 mil empregos diretos e maior produtora de fibra do eucalipto, matéria-prima do papel.

Segundo Manuel Rocha, a palavra de ordem dos trabalhos das comissões é resolutividade. ““Viemos discutir os problemas de Porto Seguro e de toda essa importante região agrícola. Como sempre digo, é muito importante ouvir quem está na ponta, discutir os projetos, mas o mais importante mesmo é ajudar a resolver os problemas”, salientou.

“Esse é o nosso objetivo: retornar para a capital, para a ALBA, e trabalhar pelas soluções. A gente pode não ter a força da caneta do Estado, porque estamos no Legislativo, mas temos a força do nosso mandato para poder cobrar do Governo do Estado os encaminhamentos e as resoluções. E esse projeto itinerante das duas comissões tem sido fundamental para reunir demandas de todos os cantos da Bahia”, completou Manuel Rocha.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *