26 de fevereiro de 2024
  • :
  • :

Salvador e mais 12 cidades brasileiras terão reuniões temáticas do G20

Salvador e mais 12 cidades brasileiras terão reuniões temáticas do G20

O governo brasileiro divulgou nesta terça-feira (5) 13 cidades-sede que receberão reuniões temáticas do G20 durante a presidência do Brasil no grupo. O Grupo dos 20, conhecido como G20, é uma organização que reúne ministros da economia e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo (19 países, União Europeia e União Africana).

O Brasil assumiu, na sexta-feira (1º), pela primeira vez, a presidência do grupo, que abrange dois terços da população mundial. Durante o mandato de um ano, a agenda do Brasil vai se concentrar em três temas: desenvolvimento sustentável; reforma das instituições multilaterais; e combate à fome, à pobreza e à desigualdade.

As 13 cidades anunciadas são: Brasília (DF); Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Fortaleza (CE); Foz de Iguaçu (PR); Maceió (AL); Manaus (AM); Porto Alegre (RS); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP); Salvador (BA); São Luís (MA); e Teresina (PI).

Segundo o governo, as primeiras reuniões estão programadas para ocorrerem em Brasília, no Palácio Itamaraty. Estão programados entre 11 e 15 de dezembro os encontros das Trilhas de Sherpas, formado por representantes dos países que supervisionam as negociações e discutem os pontos que formam a agenda da cúpula, e a de finanças, que trata de assuntos macroeconômicos.

“A descentralização das atividades é uma inovação desta edição, transformando o G20 em um fórum mais acessível e representativo. A realização das reuniões nas cidades-sede espalhadas pelas cinco regiões do País, também é uma estratégia para fomentar o turismo e o intercâmbio cultural e fortalecer relações bilaterais entre as cidades e as nações participantes”, afirmou o governo em comunicado.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *