19 de maio de 2024
  • :
  • :

Félix Mendonça cobra ação conjunta dos governos federal e estadual para mitigar efeito da seca na Bahia

Félix Mendonça cobra ação conjunta dos governos federal e estadual para mitigar efeito da seca na Bahia

Presidente do PDT da Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior cobrou ações concretas dos governos federal e estadual para mitigar os efeitos da forte seca que castiga mais de 140 municípios baianos, sobretudo na região do semiárido. Ele afirmou os governantes devem trabalhar de forma conjunta e priorizar o enfrentamento ao problema.

“Milhares de baianos estão sofrendo com a falta d’água e até de alimento. Animais estão morrendo de sede. Produções agrícolas estão sendo perdidas, o que pode elevar o preço dos produtos da cesta básica. E os municípios não têm condições de, sozinhos, enfrentarem essa grave crise, principalmente quando perderam arrecadação por conta de medidas tributárias adotas pelos governos federal e estadual sem que houvesse uma compensação. É preciso que os governantes atuem de forma conjunta para ajudar”, declarou Félix.

Para o deputado, os governos federal e estadual, com a participação dos municípios, deveriam criar um comitê de crise para centralizar e articular ações conjuntas. “Essas ações emergenciais precisam começar nas cidades que necessitam de assistência imediata, de forma estratégica, com a distribuição de água e alimentos e suporte aos pequenos agricultores e criadores de animais”, frisou.

“Após a adoção de medidas emergenciais, o mesmo comitê, com o apoio da bancada baiana no Congresso, pode discutir ações de médio e longo prazos, a exemplo de investimentos na construção de barragens, açudes, poços artesianos e para assegurar algum tipo de sustentabilidade hídrica em regiões críticas. Os deputados podem viabilizar recursos no orçamento da União, inclusive de forma coletiva”, concluiu Félix.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *