19 de maio de 2024
  • :
  • :

Demandas dos salva-vidas são apresentadas na Câmara de Salvador

Demandas dos salva-vidas são apresentadas na Câmara de Salvador

Demandas de trabalhadores da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) foram apresentadas por Pedro Barretto Ribeiro, na Tribuna Popular da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (11). Ribeiro destacou o sucateamento dos equipamentos e a necessidade de a Prefeitura contratar mais salva-vidas, dada a extensão da orla marítima de Salvador. A 87ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura foi conduzida pelo presidente da Casa, o vereador Carlos Muniz (PSDB).

Barretto, dirigente da Associação Baiana de Salvamento Aquático (Abasa), expressou preocupação com o estado deprecioso dos mirantes da orla e relatou a ocupação dos postos de serviço por traficantes de drogas e pessoas em situação de rua.

Durante sua exposição, pediu a regulamentação da profissão de salva-vidas e mencionou a defasagem no quadro de trabalhadores, com 250 profissionais na ativa, 30% dos quais com mais de 55 anos de idade. Ressaltou a necessidade de ao menos 500 salva-vidas para a orla de Salvador.

A Tribuna Popular gerou comentários dos vereadores Arnando Lessa (PT), Augusto Vasconcelos (PCdoB), Claudio Tinoco (União) e Marta Rodrigues (PT). Lessa salientou que as demandas dos salva-vidas são históricas e justas. Vasconcelos enfatizou a necessidade de melhorar as condições de trabalho e resolver o déficit de profissionais. Marta defendeu a valorização da categoria, enquanto Tinoco adiantou que o tema seria abordado na audiência pública sobre a “Regulamentação para as atividades de comércio nas praias de Salvador”, agendada para o dia seguinte, às 9h, no auditório do Centro de Cultura.

Pinga-Fogo

No segmento Pinga-Fogo da sessão ordinária, a vereadora Cris Correia (PSDB) destacou os investimentos do prefeito Bruno Reis na educação municipal. Ela ressaltou a assinatura de ordens de serviço para a construção de escolas e a entrega do Centro de Formação de Professores.

Já o vereador Alexandre Aleluia (PL) manifestou sua oposição ao Projeto de Lei nº 188/2023, que propõe a mudança do nome da Praça Visconde de Cairu para Praça Maria Felipa.

Foto: Antonio Queirós/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *