19 de maio de 2024
  • :
  • :

“DETRAN inicia, no final de janeiro, a fiscalização de trios elétricos”, diz Fabrício Araújo

“DETRAN inicia, no final de janeiro, a fiscalização de trios elétricos”, diz Fabrício Araújo

O DETRAN/BA realiza a vistoria dos trios, mini trios, carros de apoio e carros alegóricos para o Carnaval entre os dias 29 de janeiro e 09 de fevereiro. São vistoriados os veículos cadastrados na SALTUR que irão prestar serviços no período dos festejos.

Durante esse procedimento, aproximadamente 350 veículos são vistoriados todos os anos, e, para aprovação destes veículos são levados em consideração uma série de exigências documentais.

Visando a segurança do condutor e dos foliões, são avaliados também, itens de segurança veicular. Após a vistoria, caso haja a aprovação, o Detran emitirá uma autorização que poderá ser validada através do adesivo fornecido pelo órgão para o proprietário e que deverá ser fixado nas portas dos veículos ou nas suas laterais. Estes adesivos contêm um QR CODE que direciona o fiscal para a aba de conferência no site oficial do DETRAN, onde contém a relação de todos os veículos vistoriados.

Em caso de reprovação, o proprietário do veículo terá até o último dia da vistoria para regularizar e reapresentar o veículo para inspeção.

“A Diretoria de Veículos, promoveu, no final do ano de 2023 um curso de capacitação em vistoria de veículos de médio e grande porte, voltado para a qualificação dos servidores que atuarão neste de momento de vistoria prévia”, afirma o diretor de Veículos do DETRAN/Ba, Fabrício Araújo.

O curso teve a carga horaria de 60 horas, divididas em 3 semanas, e 26 servidores foram devidamente capacitados.

Desde o término do Carnaval 2023, o DETRAN-BA, enquanto órgão executivo de trânsito do estado, iniciou as tratativas com os demais órgãos e instituições envolvidas, a exemplo do Corpo de Bombeiros, CREA-BA, DPT, SALTUR, SAEB, SESAB, SSP e COELBA.

“Tudo isto com o intuito de desenvolver ações com o objetivo de melhorar o trânsito, fiscalizar e vistoriar os trios e carros de apoio, visando garantir a segurança dos condutores e dos foliões que participarão dos festejos de carnaval”, disse Araújo.

Seminário

Visando qualificar os condutores e auxiliares de trios elétricos e carros de apoio, a Comissão do Carnaval do DETRAN/2024 promoverá um seminário, que acontecerá entre os dias 05 e 07 de fevereiro, no turno da tarde, e entre os dias 08 e 09 de fevereiro, no auditório da COELBA. O curso ocorrerá através do site www.detran.ba.gov.br.

O DETRAN/Ba também atuará durante o período dos festejos de Carnaval, realizando a fiscalização dos veículos vistoriados e dos demais veículos que por ventura transitem dentro do circuito. E também , através da EPTRAN, desenvolverá ações educativas da Campanha “Não Seja um Monstro no Trânsito”, promovendo ações de conscientização para o trânsito visando a redução dos índices de acidentes.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *