28 de abril de 2024
  • :
  • :

Carnaval de Salvador terá pontos de hidratação, ventilação e distribuição de protetor solar

Carnaval de Salvador terá pontos de hidratação, ventilação e distribuição de protetor solar

Para atenuar os efeitos de horas seguidas de exposição ao sol e calor intenso, a Prefeitura de Salvador está fornecendo gratuitamente aos foliões da maior festa de rua do mundo abanadores e protetor solar, além de disponibilizar pontos de hidratação e climatização nos circuitos. A ação acontece em parceria entre as secretarias da Saúde (SMS), de Gestão (Semge), Cultura e Turismo (Secult), Inovação e Tecnologia (Semit), Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e Governo (Segov), além da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Defesa Civil de Salvador (Codesal) e seguirá até o dia 13, último dia oficial da festa no município.

“O Carnaval acontece na estação mais quente do ano, então é importante que estejamos atentos aos cuidados com a saúde. Durante os festejos, quando as pessoas costumam estar mais expostas ao sol, aproveitando as atrações durante o dia, é necessário que a hidratação e o cuidado com a pele sejam garantidos”, afirma a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos.

O assessor técnico da Gerência de Serviços da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Marcelo Oliveira, conta que foi feita uma mediação com a Embasa para instalar os pontos de hidratação. “São aproximadamente 20 locais no circuito, muito bem pensados. O projeto-piloto ocorreu no Festival Virada Salvador e percebemos na ocasião que as pessoas procuravam ter onde se refrescar e hidratar. Então a Prefeitura teve essa preocupação em oferecer o serviço também nos circuitos da folia”.

A ambulante Patrícia Reis, de 45 anos, está instalada no Circuito Dodô (Barra/Ondina) e elogiou a iniciativa municipal. “É uma maravilha, eu nem sabia do serviço e tive essa surpresa. É maravilhoso, vou avisar aos colegas também para matar a sede nesse calorão”.

Os protetores, tanto em sachês quanto em dispensadores, são importantes e indispensáveis para a proteção contra os raios solares prejudiciais à saúde. Para facilitar o acesso do público, cerca de 30 promotores estão responsáveis pela distribuição dos materiais das 13h às 17h. Também foram instalados 29 ventiladores pelos principais circuitos da festa.

Confira os pontos de hidratação e ventilação disponíveis:

Ponto 1- Santo Antônio Além do Carmo, no Largo do Santo Antônio.
Ponto 2- Cristo da Barra, Rua Airosa Galvão.
Ponto 3- Porto da Barra, Calçada do Hospital Espanhol.
Ponto 4- Marquês de Caravelas, Calçada ao lado da Subway.
Ponto 5- Avenida Oceânica, Ondina; Calçada em frente a um prédio vermelho ao lado da Pizza Hut.
Ponto 6- Lateral do Teatro Castro Alves, no Garcia.
Ponto 7- Praça Castro Alves, em frente ao Glauber Rocha.
Ponto 8- Terreiro de Jesus, ao lado da Fonte Nova.
Ponto 9- Pelourinho, próximo ao casarão Casa do Benin.
Ponto 10- Avenida Joana Angélica, na calçada da New Odonto.

Foto: Lucas Moura/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *