28 de abril de 2024
  • :
  • :

Expansão do turismo na Bahia gera novos empregos e impulsiona a economia

Expansão do turismo na Bahia gera novos empregos e impulsiona a economia

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, qualificação, capacitação e promoção dos destinos, com a contribuição dos governos municipais e federal, da iniciativa privada e entidades sociais, levaram à expansão das atividades turísticas no território baiano. É o que demonstra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): em 2023, o turismo na Bahia cresceu 11,4%, enquanto a média nacional foi de 6,9%, o maior desempenho do estado na série anual histórica, iniciada em 2011.

Outros indicadores levantados pela Setur-BA atestam a expansão, comparando 2023 com 2022. No ano passado, o número de passageiros domésticos nos principais aeroportos baianos aumentou 9,2%. Foram mais de 84,5 mil voos nacionais e internacionais, com taxa de ocupação média de 79,7% das aeronaves. No período, o fluxo de passageiros do exterior cresceu 59%, colocando a Bahia como principal portão de entrada do Norte-Nordeste para os estrangeiros.

Em 2023, houve o aumento de 23% na taxa de permanência dos visitantes que escolheram a Bahia. No mesmo ano, a média da ocupação hoteleira em Salvador foi de 63,8%, sendo que em alguns feriados e datas de festas populares, a ocupação teve picos entre 85% e 95%; e o turismo foi responsável por 11% de todos os novos empregos de carteira assinada no estado.

“Os bons resultados, em 2023, nos motivam a trabalhar ainda mais pelo turismo da Bahia. Já tivemos números históricos, neste início de 2024, como o Carnaval recorde, que atraiu 3 milhões de visitantes e injetou R$ 6,6 bilhões na economia. Estimamos fechar a alta temporada 2023/2024 com 6,5 milhões de turistas e quase R$ 10 bilhões de receita. São números que se revelam em novos postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida dos baianos”, pontua o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *