A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (PT), teve uma audiência, no último dia 29, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Um dos temas do encontro foi o PAC 3.
“Também conversamos sobre políticas públicas na área da cultura para Cachoeira. Outro tema da reunião foi o tombamento do Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê. Essa iniciativa do IPHAN é muito importante. Trata-se de um reconhecimento à importância deste local para a cultura do Recôncavo, da Bahia e do Brasil”, disse Eliana Gonzaga.
Pai Duda de Candola, representante do Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê, também esteve presente.
“O tombamento do Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê é um momento muito especial. Estamos retomando a pauta de acolhimento à cultura afro. Esta ação do IPHAN é muito importante para a valorização da identidade do povo de santo, dos terreiros. Todos devem ter a garantia das políticas públicas”, frisou a ministra Margareth Menezes.
O Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê, do município de Cachoeira, foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro, na 103ª Reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ocorrida na última quinta-feira (29), em Brasília. A prefeita de Cacheira, Eliana Gonzaga (PT), participou da reunião.
A reunião do IPHAN contou com a presença da deputada Federal, Lídice da Mata (PSB), que é natural de Cachoeira; do líder religioso do Terreiro, Pai Duda de Candola; e de Josmar Barbosa (PRB), vereador de Cachoeira.
Foto: Divulgação