29 de abril de 2024
  • :
  • :

“Índices demonstram que mulheres dirigem com mais responsabilidade”, diz Fabrício Araújo

“Índices demonstram que mulheres dirigem com mais responsabilidade”, diz Fabrício Araújo

O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) aponta que das quase 5 milhões de multas registradas pelo órgão entre 2019 a 2023, apenas 5,39% foram aplicadas entre as motoristas e motociclistas. A Bahia possui quase 3 milhões de habilitados, e embora a população feminina seja maior – cerca de 53%, apenas 30% delas são condutoras.

E apenas 6,35% dos sinistros de trânsito foram causados por pessoas do sexo feminino, de um total de 32.855 registrados.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Brasil possui mais de 29 milhões de mulheres habilitadas. Na Bahia, em 2024 esse número chega a quase 800 mil.

“Temos que parabenizar as motoristas baianas pela condução responsável. Nós, homens, precisamos aprender com elas a ter cautela e prudência no trânsito”, disse Fabrício Araújo, diretor de Veículos do Detran-Ba.

Esta realidade não se reflete apenas na Bahia, de acordo com levantamento realizado pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), as motoristas são menos propensas a provocar acidentes que resultam em mortes.

O órgão aponta que, em 2022, dos 3.361 condutores mortos em decorrência de acidentes no trânsito, 92,7% eram homens e 7,3% eram mulheres. No total de óbito, incluindo passageiros e pedestres, esse índice chega a 82,5% de homens e 17,5% de mulheres.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, afirma que o panorama é resultado das campanhas de conscientização, capacitação e empoderamento. “O Detran tem realizado ações, em parceria com outras secretarias e órgãos, e isso tem feito o número de condutoras crescer. Elas, comprovadamente são mais atenciosas, responsáveis e cautelosas. No mês da mulher, o Governo do Estado tem realizado diversas atividades para promover políticas públicas para as mulheres”, enfatizou.

*”Elas à fente do trânsito”*

A campanha “Elas à frente no trânsito”, liderada pelo Detran, em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), tem como objetivo realizar ações de sensibilização, formar multiplicadoras, promover eventos e atividades alusivas ao empoderamento feminino.

Iniciado no ano passado, o cronograma de atividades já percorreu 10 cidades baianas. A Caravana visitou a Região Metropolitana, Recôncavo e região sul interagindo com homens e mulheres, falando sobre temas relacionados à ascensão feminina e o combate à violência de gênero no trânsito.

Fonte: Detran-Ba e Site www.automotivebusiness.com.br

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *