27 de abril de 2024
  • :
  • :

Destinação do IR ajudará o Martagão a custear UTI do hospital

Destinação do IR ajudará o Martagão a custear UTI do hospital

Com a abertura do prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR), os baianos já podem ajudar o Martagão Gesteira. Basta que, ao fazer a declaração anual do IR, a pessoa destine 3% para a instituição filantrópica. Não é gerado nenhum tipo de custo para o contribuinte e o recurso arrecadado será utilizado para custear a UTI do hospital.

Um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte/Nordeste, o Martagão está em campanha para angariar recursos via IR. Com atendimento 100% via SUS, a instituição filantrópica atende crianças e adolescentes de todo o estado. No entanto, o valor repassado pelo SUS não cobre todos os gastos do hospital, que enfrenta atualmente um déficit mensal de cerca de R$ 1 milhão.

“Toda ajuda é muito importante. No caso da destinação de parte do IR, vale ressaltar que não gera nenhum tipo de custo para o contribuinte. Esse apoio é vital para que o Martagão possa continuar desenvolvendo seu trabalho e garantir que crianças e adolescentes de todo o estado tenham acesso à saúde de qualidade”, destaca o presidente do conselho da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do hospital), Maurício Martins.

Como fazer – Para ajudar é muito fácil. Há, inclusive, um vídeo-tutorial disponível no canal da instituição no YouTube para ajudar quem nunca fez esse tipo de doação.

Para realizar a doação, é preciso seguir os seguintes passos: durante o processo de declaração, selecione o campo “Fichas da Declaração” e escolha a opção “Doações diretamente na declaração”. Clique em “novo”, escolha o “Fundo Municipal”; em UF, selecione “BA – Bahia” e em município, “Salvador”. O programa da Receita Federal calculará seu potencial automaticamente e o valor aparecerá no canto direito da tela. Basta digitar esse valor para realizar a destinação.

Entre na opção “Imprimir” e selecione o “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”. Efetue o pagamento do DARF até 29 de abril de 2024 (3% de doação).

Para direcionar a doação ao Hospital Martagão Gesteira, é imprescindível que você envie um e-mail para projetos@labcmi.org.br, com cópia para fmdca.spmj@salvador.ba.gov.br, contendo as seguintes informações: comprovante de pagamento do DARF de doação; seus dados pessoais: nome completo, CPF, endereço e telefone; e a frase “Doação direcionada ao Hospital Martagão Gesteira” no assunto do e-mail.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *