18 de junho de 2024
  • :
  • :

Fórum de Cannabis Medicinal será realizado no dia 6 em Salvador

Fórum de Cannabis Medicinal será realizado no dia 6 em Salvador

Salvador vai receber o I Fórum Soteropolitano de Cannabis Medicinal, organizado pelo vereador André Fraga (PV), para discutir o uso terapêutico dos derivados da cannabis. O evento vai acontecer no dia 6 de maio (segunda-feira), às 9h, no anfiteatro do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As inscrições gratuitas podem ser feitas através do link: bit.ly/forumcannabis-ssa.

O fórum, realizado com o apoio do Hupes, da Associação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (Cannab) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui o tema “Avanços científicos da Cannabis Medicinal e a transformação da vida dos pacientes”. O encontro vai ter debates com autoridades da área, como neuropediatria e neurologistas, além de relatos de familiares e pacientes que utilizam a cannabis medicinal para tratar síndromes raras, transtornos neurológicos, dentre outras condições.

A mesa de abertura do evento vai contar com a presença de Leandro Stelitano, fundador e presidente da Cannab; José Valber Lima Meneses, superintendente do Hupes; Silvino Gonçalves, paciente do Hupes; além do vereador André Fraga. O parlamentar é o autor da Lei n°9.663/2023, que autoriza a distribuição gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de medicamentos à base de Cannabis.

A lei foi sancionada em março de 2023 pelo prefeito Bruno Reis e, logo após, foi criada uma comissão para elaborar as instruções técnicas referentes à nova legislação, que está em implementação. “O fórum vai ser a oportunidade de médicos, pesquisadores e sociedade civil elaborarem ideias e estreitar as relações que sejam importantes para o tema. Diversos estudos apontam a eficácia da cannabis medicinal no tratamento de várias doenças. Precisamos usá-la a favor de quem precisa e o fórum vai fazer coro à causa”, afirma Fraga.

O vereador também é autor do Projeto de Indicação n°246/2023, que pede uma disciplina sobre o sistema endocanabinoide na Faculdade de Medicina da UFBA (FMB-UFBA).

Confira a programação completa do evento:

09h – Abertura
Composição da Mesa de abertura:
• André Moreira Fraga – Vereador de Salvador;
• Leandro Stelitano – Fundador e presidente da Cannab;
• José Valber Lima Meneses – Superintendente do Hupes;
• Silvino Gonçalves – Representante dos pacientes do Hupes.

09h40: O sistema endocanabinóide e a interação da planta no corpo
Facilitador: Dr. Antonio de Souza Andrade Filho.

10h15: Estudos de caso sobre a eficiência da Cannabis Medicinal como ferramenta terapêutica
Facilitadores:
Dr. José Tadeu Tramontini Filho;
Dra. Maria Conceição Pinho Rocha;
Dra. Mariane Ventura.

11h20: Relatos reais do impacto do uso da Cannabis para fins medicinais
Relato 1: Denise Andrade | mãe de paciente
Relato 2: Rita Costa | paciente

11h50: Encerramento

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *