A Intermarítima, empresa operadora portuária de logística integrada, inaugura o mais novo Terminal Portuário em Salvador, o projeto que se destaca pela modernidade e sustentabilidade, conta com a instalação de mais de 13 mil m² de Piso N Carbon, desenvolvido pela empresa baiana de engenharia, Civil Pré-Fabricados. Além disso, os pilares das edificações também foram fabricados com concreto fotocatalítico. Esse tipo de material é uma alternativa sustentável ao concreto convencional, pois utiliza nanomateriais para remover gases de efeito estufa do ambiente.
O pavimento do Terminal Portuário Salvador (TPS) da Intermarítima é capaz de degradar gases poluentes e tóxicos gerados na combustão, como monóxido de carbono, gases à base de nitrogênio, compostos orgânicos voláteis e gases à base de enxofre. Com isso, a área de 13.500m² poderia neutralizar o equivalente a 2.330 mil carros por ano em uso urbano em Salvador.
Conforme Victor Passos, gerente industrial da Civil Pré-Fabricados, o piso N Carbon reduz consideravelmente a emissão de carbono em comparação com o concreto convencional, desde o seu processo de fabricação até a utilização, pois é produzido a partir de materiais reciclados e apresenta uma tecnologia inovadora.
“Além dos resultados positivos em relação à redução de gases poluentes, o N Carbon oferece diversas vantagens em comparação com o concreto convencional. Sua durabilidade e resistência são superiores, o que resulta em menor necessidade de manutenção ao longo do tempo. Sua instalação pré-fabricada também agiliza o processo construtivo, reduzindo custos e prazos”, destacou.
Outro aspecto relevante pontuado pelo gerente industrial da Civil em relação ao piso é a capacidade que ele possui de direcionar a água da chuva através da permeabilidade favorecida pelas suas juntas, contribuindo para a redução do escoamento superficial e prevenindo enchentes. “Enquanto o asfalto é uma pavimentação impermeável, o N Carbon apresenta a característica de permeabilidade. Essa diferença torna o N Carbon uma escolha ideal para projetos.
Foto: Divulgação