O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), tem 83,5% das intenções de votos válidos, quase 80 pontos percentuais à frente de Kleber Rosa (PSOL) e Geraldo Júnior (MDB), empatados com 7,8%, segundo pesquisa P&A/PolÃtica Livre divulgada neste sábado (5), véspera da eleição.
O levantamento é mais um que aponta não só a vitória de Bruno Reis no primeiro turno, mas também a tendência de obter a maior votação da história na capital baiana. A pesquisa também reforça a curva de crescimento de Kleber e queda de Geraldo, já que, no levantamento anterior, o psolista tinha 3,9% das intenções de votos válidos e o emedebista, 9,8%.
Ainda de acordo com a pesquisa, Eslane Paixão (UP) tem 0,6% das intenções de votos válidos e Giovani Damico (PCB), 0,3%.
No cenário estimulado, no qual são apresentados os nomes dos postulantes à Prefeitura, Bruno Reis aparece com 67,2%, enquanto Kleber e Geraldo empatam com 6,3%.
Outro dado que aponta para uma vitória histórica do candidato da coligação “O Trabalho Não Para” é o seu crescimento expressivo até mesmo no cenário espontâneo, quando não são apresentados ao eleitorado os nomes dos candidatos.
Em setembro, Bruno Reis tinha 51,8% das intenções de voto nesse cenário. Em um mês, cresceu 7,4% e aparece agora com 59,2%. Em empate técnico, Geraldo tem 5,1% e Kleber, 4,8%.
Por outro lado, Geraldo Júnior lidera, com folga, a rejeição. O vice-governador é rejeitado por 55% dos eleitores entrevistados na pesquisa. Bruno Reis aparece com 19,5% e tem o menor Ãndice entre os candidatos.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-06423/2024. Foram entrevistadas 830 pessoas entre os dias 2 e 4 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 3,16 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nÃvel de confiança é de 95,5%.
Foto: Divulgação