O temporal que atinge Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, no sudoeste do estado, provocou enxurradas e alagamentos entre a noite de sexta (22) e este sábado (23). O municÃpio integra a lista de locais previstos para serem atingidos pelo ciclone, como o centro de baixa pressão é conhecido.
Imagens mostram carros parcialmente cobertos pela água em um estacionamento.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume pluviométrico chegou a 50 milÃmetros em 24 horas. O bairro onde mais choveu foi o Recreio, na região do centro.
Apesar disso, o comitê municipal de crise não identificou feridos. A gestão tem monitorado as áreas de risco.
Alerta Laranja
A mudança no tempo já era esperada na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o fim de semana, o que significa chuva intensa.
Com isso, outras cidades no Sudoeste Baiano registraram alagamentos. Alguns exemplos são Itambé, onde choveu aproximadamente 55 milÃmetros, e Guanambi, que acumulou 70 milÃmetros de água nas últimas 24 horas.
O tempo também fechou na região Sul, porém com menor impacto até a tarde deste sábado. A cidade com mais registros de alagamentos foi Itabela, onde alagamentos foram observados. A Defesa Civil local, no entanto, disse que não houve danos para as residências.
A expectativa é de que o sul baiano seja atingido com maior volume de chuva no domingo (24). A região está sob alerta laranja até a próxima terça-feira (26).
Foto: Reprodução