Fortalecendo o compromisso para uma orla de Pituaçu mais verde, sustentável e acolhedora, a Orla Brasil convida moradores, frequentadores e visitantes a participarem do plantio coletivo de 50 mudas de espécies nativas nesta quinta-feira, dia 11 de junho, a partir das 9h. O local de concentração será próximo à passarela de eventos da Orla Pituaçu, ao lado do Quiosque Paradyse.
A iniciativa tem apoio da prefeitura de Salvador, por meio de mão de obra para a plantação, e estarão presentes os secretários Ivan Euler (Secis – Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal) e Décio Martins (Semop – Secretaria Municipal de Ordem Pública).

Serão plantadas 50 mudas sendo 15 mudas de Guanandi, 30 mudas de Cocoloba e 5 mudas de Bacupari. O Guanandi é uma árvore nativa da Mata Atlântica, conhecida pelo crescimento resistente e pela capacidade de contribuir para a recuperação ambiental. Possui sombra ampla e ajuda na preservação da biodiversidade local. A Cocoloba é uma espécie muito utilizada em áreas litorâneas por sua resistência ao vento e à maresia. Além de auxiliar na proteção ambiental, possui forte valor paisagístico para espaços urbanos e costeiros. Já o Bacupari é uma árvore nativa brasileira que produz frutos e contribui para atração da fauna, especialmente aves. É uma espécie importante para o equilíbrio ecológico e enriquecimento das áreas verdes.
“Esse é um momento muito esperado por todos que frequentam e amam a nossa orla. Fizemos um estudo minucioso com espécies que se adaptam a essa região e iniciaremos o plantio. Moradores locais, frequentadores da Orla, escolas e instituições, famílias, voluntários e apoiadores de causas ambientais, todos serão bem-vindos neste dia tão importante. Nós, da Orla Brasil, acreditamos que com a participação coletiva, nossas praias serão ainda mais preservadas e teremos mais saúde, bem-estar, esporte e conexão”, diz Eduardo Sampaio, diretor da Orla Brasil, em Salvador.
Foto: Divulgação







