A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou diversas intervenções nos mercados municipais e vem organizando os feirantes em diversos bairros, com objetivo de revitalizar os espaços, ordenar os comerciantes, oferecendo mais conforto e segurança para que possam trabalhar em ambientes mais higiênicos e atraentes para o público.
Os mercados têm sua importância histórica, pois contam sobre a cultura de cada lugar, além de serem fortes pontos de comercialização de produtos de qualidade e com bons preços.
Destaque para os novos espaços da feira de Castelo Branco e da Boca do Rio, que receberam cobertura isotérmica, pintura, novos portões, iluminação em LED e todo conforto para clientes e trabalhadores.
“Estamos realizando diversos serviços em vários bairros de Salvador, para proporcionar aos feirantes e consumidores a melhoria desses ambientes, padronizando as feiras. Sabemos da importância econômica de uma feira de frutas e verduras para os bairros, pois elas contribuem para a geração de emprego e renda daquela localidade”, destaca a secretario da Semop, Luciano Ribeiro.
De frente para a Bahia de Todos os Santos, está um dos pontos turísticos mais famosos do país: o Mercado Modelo, vizinho ao não menos famoso Elevador Lacerda. O espaço, também administrado pela Semop, está passando por reforma para ser revitalizado. Além do revestimento interno das paredes, houve troca de telhado, nova iluminação e implantação de sistemas elétrico, hidráulico e contra incêndio. As escadas e a passarela foram reformadas para dar mais acessibilidade.
“As intervenções visam a valorização dos mercados municipais, oferecendo um ambiente mais agradável para os consumidores”, explica o secretário.
Além do Mercado Modelo, que tem o foco voltado para o turismo, a Semop administra outros espaços como o mercado municipal de Cajazeiras (em cajazeiras X), mercado das Flores (Dois de Julho), São Miguel (Baixa dos Sapateiros), Bonfim, Itapuã, NACS (Itapuã), Jardim Cruzeiro, São Cristóvão, Periperi, Popular de Água de Meninos (Mercado do (Peixe), Liberdade.
Foto: Divulgação/Secom-PMS