Três novos itagimirienses! A cidade de Itagimirim, situada a 610 quilômetros de Salvador, ganhou mais três novos cidadãos. São eles: o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o Corregedor-Geral, José Edivaldo Rocha Rotondano; e a Juíza Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Indira Meireles.
A entrega do Título de Cidadão às autoridades judiciárias aconteceu na noite do dia 03/07, em uma cerimônia realizada no Colégio Municipal Otoniel Ferreira dos Santos. Reunindo autoridades locais e da região, o momento foi marcado por emoção e gratidão.
“Fui surpreendido quando o Prefeito Luizinho me contou que todos os Vereadores, além dele, outorgaram a entrega do título. Isso, para mim, tem um significado grandioso. Esse título se traduz em algo relevantíssimo para a minha alma e induz muita responsabilidade”, compartilhou o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, sem esconder a alegria.
Ele fez questão de beijar a honraria, a fim de evidenciar aos presentes, incluindo cidadãos, a satisfação que tem em ser chamado de itagimiriense. Na ocasião, ele relembrou a particularidade de sua vida em comum com o Prefeito de Itagimirim, Luizinho. “Meu pai foi Vereador e depois Prefeito. Isso está na raiz da minha história”.
O Presidente Nilson Soares Castelo Branco discorreu, ainda, sobre o colega magistrado, Desembargador Rontondano. “Sua atuação no TJBA me faz lembrar de uma parte da música de Milton Nascimento que diz que “o artista deve ir aonde o povo está”. Ele se referiu à ida do Corregedor às cidades do interior para promover a entrega de Títulos de Regularização Fundiária.
O Desembargador Rotondano, também, deixou evidente o contentamento em receber o Título de Cidadão de Itagimirim. “Sei que não mereço essa honraria, só tenho a agradecer a todos. Já vim aqui 3 vezes e virei quantas vezes forem necessárias para estar perto de vocês”, disse, acrescentando que a homenagem tem um significado muito maior quando vem acompanhada de ações. Ele referiu à parceria da Corregedoria-Geral do TJBA com o Município para regularizar Itagimirim, o que foi oficializado na mesma cerimônia, pois o Município se tornou o primeiro 100% regularizado no Brasil pela Reurb S.
Para a Juíza Indira Meireles, é uma satisfação incrível ser cidadã de um Município 100% regularizado. Ela está à frente da parte de Regularização Fundiária da CGJ e esteve entre as interlocuções com o Município para a regularização total de Itagimirim.
“É de uma importância grandiosa receber esses novos cidadãos. Não estamos dando um título por dar, eles merecem ser chamados de itagimirienses”, salientou o Prefeito Luizinho, destacando a atuação no apoio braçal do TJBA em relação ao Município, na promoção da Regularização Fundiária e no auxílio, sempre que possível.
O Desembargador Antônio Adonias Aguiar Bastos fez questão de prestigiar os colegas homenageados. Ele tem familiares na região e compartilhou da alegria dos novos cidadãos de Itagimirim, além de destacar que o momento mostrou a importância da parceria entre os poderes. “Isso mostra que o Poder Judiciário está buscando desenvolver políticas públicas para melhorar e contribuir com a vida da população”.
Comenda – A noite contou com uma surpresa do Prefeito Luizinho para os homenageados. Eles receberam a Comenda Ministro Prado Kelly, a honraria mais elevada do Município, haja vista ser concedida às personalidades que prestam relevantes serviços a Itagimirim.
A noite, ainda, contou com a presença da Desembargadora do Trabalho Suzane Faillace Castelo Branco e do Secretário-Geral do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima.
Cabe salientar que outras autoridades da região, também, receberam o título de cidadão de Itagimirim.
Foto: Divulgação/TJ-BA