O Vitória entrou em campo nesta quinta-feira (15) disposto a correr atrás do prejuízo. Como havia perdido o jogo de ida por 1 a 0, o Rubro-Negro precisava bater o Bragantino nesta quinta e contou com a ajuda de Neilton para isso. O atacante aproveitou a boa fase – e as falhas defensivas do adversário – para comandar o triunfo do time baiano: marcou os três gols no Barradão e carimbou o passaporte da equipe para a quarta fase da Copa do Brasil.
O primeiro tempo foi bem estudado. O Vitória precisava do resultado e foi o primeiro a propor jogadas de ataque, mas sem perigo. O Bragantino, por sua vez, soube suportar a pressão inicial e buscou explorar os contra-ataques. A defesa ia bem, mas, aos 20 minutos, uma falha: Guilherme Mattis deu mole na cobrança de falta, Neilton roubou a bola, driblou o goleiro e abriu o placar. A partir daí, o Bragantino tentou sair para o jogo e quase empatou com Léo Jaime, aos 32. Pedro Botelho perdeu boa chance pelo Rubro-Negro no finalzinho.
O Bragantino começou o segundo tempo disposto a empatar o jogo, mas a tentativa de reação durou só até os dez minutos. Depois disso, o Vitória tomou conta do jogo e não deu mais chances ao time paulista. Aos 18 minutos, Neilton aproveitou nova falha da defesa e ampliou o placar no Barradão. O segundo gol não foi o limite para o Rubro-Negro, que seguiu pressionando o Bragantino e, aos 27, Neilton marcou seu terceiro gol na partida. Até o apito final, o Vitória administrou o jogo e não levou sustos.
Neilton vive grande fase pelo Vitória. Autor dos três gols do Rubro-Negro, o jogador tem 11 gols nos 16 jogos que disputou na temporada; é o artilheiro da equipe na Copa do Brasil (três gols), no Baianão (cinco gols) e na Copa do Nordeste (três gols). Neilton também é líder em assistências no elenco, com cinco na conta.
O Vitória só conhecerá seu adversário da próxima fase da Copa do Brasil após o sorteio que será realizado pela CBF na segunda-feira. A equipe volta a campo no próximo domingo (18), quando enfrenta o Bahia de Feira, pelas semifinais do Campeonato Baiano. No mesmo dia, o Bragantino pega o Corinthians pelas quartas do Paulistão.
Foto: Maurícia da Matta/E.C.Vitória