A Defensoria Pública do Estado da Bahia inaugura, nesta sexta-feira (28), uma nova sede da 15ª regional da DPE/BA no município de Guanambi, região Sudoeste da Bahia, ampliando a oferta de assistência jurídica integral e gratuita no interior do estado e reforçando o compromisso de levar serviços de qualidade, acesso facilitado e atendimento humanizado à população. A chegada da nova sede representa um marco para a região. A nova sede tem área total superior a mil metros quadrados, com estrutura moderna, funcional e acolhedora para os assistidos e defensores, servidores e colaboradores. “A inauguração desta unidade reafirma nosso compromisso com a interiorização da Defensoria, ampliando o acesso da população aos nossos serviços e fortalecendo a compreensão profunda acerca das necessidades de cada território”, ressalta a Defensora Pública Geral da Bahia, Camila Canário.
O objetivo da nova sede é ampliar e fortalecer a atuação nas comarcas do interior, promover a otimização de recursos, aprimorar a qualidade do atendimento e reduzir desigualdades territoriais. Além disso, aproximar a instituição dos cidadãos e garantir a efetividade dos direitos fundamentais. Atualmente, são realizados cerca de 200 atendimentos mensais na região, a expectativa é que, com a nova sede, este número aumente de forma significativa, atendendo a população de Guanambi e de mais 5 municípios circunvizinhos, ampliando o alcance de políticas públicas essenciais. “A gente vai conseguir dar uma vazão e um acolhimento melhor durante os nossos atendimentos, uma vez que a nossa estrutura vai praticamente duplicar de tamanho”, observa a coordenadora da 15ª Regional, Carolina Cozatti. Para a defensora, com a estrutura nova, haverá grande impacto na qualidade dos atendimentos. “A gente vai conseguir acolher as demandas de uma forma mais humanizada, o que reflete totalmente na prestação do nosso serviço”, avalia.
Construída em terreno doado pela Prefeitura de Guanambi, a nova sede dispõe de dez gabinetes, espaço de apoio, espaço para administração e uma copa. A sede possui também recursos de acessibilidade, como rampa, piso e mapa táteis, além de sanitários adaptados para pessoas com deficiência.
Presidente da ALBA estará presente
A cerimônia de inauguração contará com a presença de representantes dos órgãos públicos, como a Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, a Deputada Ivana Bastos, além de autoridades locais e lideranças comunitárias. “A Defensoria Pública tem um papel fundamental na vida das pessoas. Sempre digo que, para muitas famílias, ela é a última porta da esperança. Ver essa nova sede, maior e mais estruturada, chegando para atender Guanambi e região é uma conquista que fortalece direitos e acolhe quem mais precisa. Parabenizo Camila Canário, que tem conduzido a instituição com sensibilidade e dedicação, e agradeço a todos que contribuíram para tornar isso possível. Como deputada que trabalha pelo desenvolvimento de Guanambi e dos municípios vizinhos, fico muito satisfeita em ver a Defensoria ainda mais presente na vida da nossa gente”, concluiu Ivana Bastos.
A nova sede segue o padrão de econúcleo, tipo de unidade de atendimento da Defensoria Pública da Bahia com modelo de sustentabilidade, projetado para reafirmar o compromisso da DPE/BA com a preocupação ambiental. Essa entrega marca os 40 anos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, reafirmando o seu compromisso na construção de uma rede de serviços mais eficiente, inclusiva e alinhada às necessidades da população. A expectativa é que novas sedes de unidades regionais sejam entregues no interior da Bahia, em 2026, nas cidades de Casa Nova, Itaberaba, Riachão do Jacuípe e Nazaré.
Foto: Divulgação






