24 de novembro de 2025
  • :
  • :

No Planalto, Governo da Bahia apresenta prioridades para atração de investimentos

No Planalto, Governo da Bahia apresenta prioridades para atração de investimentos

A Bahia marcou presença na reunião de trabalho promovida pelo Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, realizada nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro reuniu representantes dos estados para alinhar políticas de atração de investimentos, ações de promoção do comércio exterior e iniciativas em andamento no âmbito federal.

Representando o governo baiano, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destacou temas estratégicos para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento do estado.
Durante sua fala, Almeida ressaltou a importância da atuação do MDIC no enfrentamento ao chamado tarifaço e no diálogo constante para equilibrar os impactos sobre os setores produtivos. Um dos principais pontos defendidos pela comitiva baiana foi a necessidade de fortalecimento da infraestrutura econômica, especialmente diante do novo ambiente que será consolidado após a implantação da reforma tributária.

Para o secretário, a preparação dos estados para o novo ambiente econômico é decisiva para ampliar a competitividade nacional. “A Bahia está comprometida com a agenda conduzida pelo MDIC, que busca criar condições reais para a atração de investimentos. Para isso, é fundamental avançar em infraestrutura, em planejamento e em governança. Estamos modernizando e recuperando nossos distritos industriais e estruturando projetos que posicionem o estado para aproveitar plenamente as oportunidades que surgirão. A Bahia quer e pode contribuir de forma decisiva para esse novo ciclo de desenvolvimento do país”, destacou Angelo Almeida.

O MDIC apresentou ainda iniciativas voltadas aos estados, como a Linha de Crédito Condicional do BID para Projetos de Investimento (CCLIP – ProInvestimento), a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), a participação dos entes federados na Janela Única de Investimentos do Brasil (JUI-BR) e o Monitor de Investimentos – Inovação e Sustentabilidade.

A participação do governo baiano contou ainda com a presença do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Luciano Giudice.

Foto: Cadu Gomes/VPR




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *