A Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc) divulga o cronograma de ações para o processo de matrÃcula para o ano letivo de 2026 da Rede Pública Municipal de Ensino. O calendário contempla prazos definidos para transferência interna e matrÃcula de novos estudantes, com inÃcio nesta quinta-feira (8).
Nos dias 8 e 9 de janeiro, acontece a transferência interna, voltada exclusivamente para alunos que concluÃram o ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino ou em unidades escolares comunitárias e conveniadas. Nesses dois dias, será dado atendimento prioritário aos estudantes PcD (Pessoa com Deficiência), que também poderão realizar a transferência nas demais datas do calendário. Para os estudantes regulares, a transferência interna ocorrerá de 12 a 16 de janeiro.
A pré-matrÃcula poderá ser realizada de forma on-line através do site
https://matricula.camacari.ba.gov.br
, facilitando o processo e evitando filas. Após concluir a pré-matrÃcula, os responsáveis deverão comparecer à unidade escolar escolhida, portando toda a documentação exigida, para validação e efetivação da matrÃcula.
A etapa de matrÃcula para novos estudantes será realizada entre os dias 26 e 27, com prioridade para alunos PcD, que também poderão efetuar o processo nas demais datas. Já o perÃodo de 28 a 30 será destinado aos estudantes regulares.
Para efetivação da matrÃcula presencial serão exigidos os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG do estudante; CPF do estudante; histórico escolar ou declaração de transferência; cartão do SUS; cartão de vacinação; laudo ou relatório médico (se houver); RG e CPF do responsável legal; comprovante de residência atualizado; duas fotos 3×4; telefone para contato; e espelho do Cadastro Único para beneficiários do Programa Bolsa FamÃlia.
A Seduc reforça, ainda, que o perÃodo é uma campanha de matrÃculas, mas que a mobilização ocorre durante todo o ano. A pasta informa, também, que quem tiver dificuldade ou não conseguir realizar a pré-matrÃcula on-line deverá comparecer diretamente à unidade escolar ou retirar dúvidas pelo WhatsApp, no número (71) 98796-8484.
Foto: Divulgação/PMC






