Para garantir mais segurança a moradores, turistas e visitantes durante o verão, a Prefeitura de Camaçari, reforçou de forma significativa o serviço de guarda-vidas ao longo dos 42 quilômetros (km) do litoral do município, especialmente tendo em vista a estação de maior fluxo nas praias.
Atualmente, Camaçari conta com 105 profissionais atuando de forma integrada, sendo 91 guarda-vidas contratados pela Defesa Civil e outros 14 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB), que reforçam o efetivo aos finais de semana.
Entre os profissionais que atuam nas praias de Camaçari está o guarda-vidas Gilnei Santos, que destaca a importância dos banhistas dar atenção às orientações de segurança, aliada ao trabalho permanente de monitoramento. “É fundamental que as pessoas observem a sinalização das bandeiras. As vermelhas indicam locais com corrente de retorno, que devem ser evitadas. Nossa equipe está sempre de prontidão, preparada para garantir um serviço eficiente e seguro”, afirmou o profissional, que atua há 26 anos na função.
A segurança nas praias da orla de Camaçari é reconhecida pelos frequentadores. É o caso da professora Paula Bacelar, 41 anos, moradora da cidade de Feira de Santana, que costuma visitar Itacimirim. “Para quem vem com crianças, dá para ficar à vontade, é uma praia bastante tranquila. Além disso, está bem sinalizada com bandeiras de orientação”, disse ela, que acompanhava a filha e a sobrinha na Praia do Surf.
O empresário Eduardo Veríssimo, 45 anos, também elogiou a praia da orla camaçariense, que frequenta com regularidade. “É uma praia legal e agradável, acho ótima. A presença do posto salva-vidas traz mais segurança para a gente”, destacou.
Aos finais de semana, o Corpo de Bombeiros opera com o funcionamento de seis postos de guarda-vidas, além do apoio de duas motos aquáticas e dois quadriciclos, equipamentos que proporcionam mais agilidade nos atendimentos e nas ações preventivas.
Com atuação diária ao longo dos sete dias da semana, todos os guarda-vidas que atuam nas praias de Camaçari são devidamente treinados e capacitados, reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção e proteção da vida.
Foto: Juliano Sarraf/PMC






