14 de janeiro de 2026
  • :
  • :

Camaçari recebe programa ‘Invest Verde Bahia’; inscrições estão abertas

Camaçari recebe programa ‘Invest Verde Bahia’; inscrições estão abertas

A fim de fortalecer a competitividade dos negócios locais, Camaçari sediará uma das etapas do Programa Trilha do Negócio Sustentável – Invest Verde Bahia. A iniciativa, executada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o programa europeu AL-Invest Verde, União Europeia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e P4 Educação, tem o apoio no município da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A ação é voltada à sustentabilidade aplicada, inovação e ao aumento da rentabilidade das micro e pequenas empresas. O programa foi desenhado para apoiar empreendimentos que desejam se antecipar às novas exigências do mercado, modernizar os processos e se posicionar de forma competitiva em um cenário econômico cada vez mais orientado pelos critérios ESG: ambientais, sociais e de governança.

Para tanto, o Invest Verde Bahia está selecionando empresas para uma jornada estruturada de capacitação, com 100 horas de conteúdos, mentorias especializadas e construção de uma rota estratégica, voltada à economia verde com foco em resultados financeiros. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

Os empreendedores de Camaçari que desejam participar devem se inscrever através do formulário online disponível neste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSft3NXe1B7e5846pTXwghK7Dezl0AaKGkrn5ATMp4GYtkqNEA/viewform. A iniciativa é voltada para micro e pequenas empresas dos setores de comércio, serviços, indústria, agro e turismo, inclusive aquelas que ainda possuem pouca ou nenhuma experiência com práticas de sustentabilidade nos negócios.

O preenchimento do formulário é o primeiro passo para garantir a participação no programa e integrar uma jornada estratégica voltada à inovação, sustentabilidade e aumento da competitividade empresarial.

Entre os benefícios apresentados pela metodologia estão a redução de custos operacionais, melhoria da eficiência produtiva, fortalecimento da imagem institucional, aumento da fidelização de clientes e maior facilidade no acesso a linhas de crédito. Estudos citados pelo programa indicam que empresas que adotam práticas sustentáveis podem registrar crescimento de receitas e ganhos relevantes de competitividade.

Como parte da mobilização local, o primeiro encontro presencial da metodologia em Camaçari acontecerá no dia 21 de janeiro, às 18h, no auditório da Casa do Trabalho, marcando oficialmente o início das atividades do programa no município ao reunir empresários interessados em conhecer detalhadamente o funcionamento, os critérios de seleção e os próximos passos da jornada. Na cidade, a Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC) é parceira do projeto.

A chegada da iniciativa a Camaçari é resultado direto da atuação do governo municipal, que reconhece a sustentabilidade como uma pauta prioritária para o futuro dos negócios, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também como estratégia concreta de redução de custos, ampliação de receitas e acesso facilitado a crédito.

Foto: Rafael Kuster/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *